Secretaria inaugura Centro de Referência da Assistência Social no Itaim Paulista

Este foi o sexto CRAS inaugurado na região leste da cidade

No último dia 02/09, a Secretaria Municipal de Assistência Social inaugurou o CRAS Itaim Paulista. Esta é a 15º unidade própria do CRAS, sendo a sexta na região da Zona Leste da cidade.

O novo equipamento, com 207 metros quadrados de área construída, tem capacidade para atender perto de seis mil pessoas por mês e possui salas de atendimento individual, bem como de grupos, fraldário, sala de apoio técnico, banheiro para deficientes, além de um espaço lúdico para crianças.

"Temos uma política social na cidade que envolve abordar aqueles que vivem nas ruas; no CRAS realizamos o primeiro trabalho com o objetivo de prevenir esta situação, lidando com a família em situação de vulnerabilidade”, disse a vice-prefeita e secretária de Assistência Social. “É aqui no CRAS que vamos fortalecer essas pessoas. Uma família forte, que se sente amparada pelo Poder Público, não permite que um ente querido viva em situação de risco, vivendo nas ruas”, conclui.

Uma equipe multidisciplinar de 17 servidores composta por assistentes sociais, psicólogos, assistente de gestão de políticas públicas, entre outros profissionais, está à disposição para atender as demandas dos usuários.

De abril de 2009 até agora foram inauguradas as unidades de Freguesia do Ó, Santo Amaro, Jaçanã, Mooca, Casa Verde, Vila Maria, Guaianases, Perus, São Mateus, Vila Prudente, Santana, Aricanduva, Lapa e Parelheiros. A iniciativa faz parte das metas previstas na Agenda 2012, programa elaborado pela Prefeitura.

O Cras Itaim Paulista fica na Estrada Dom João Nery, 55/58. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Sobre o CRAS

O CRAS oferece serviços, programas e benefícios como, por exemplo, a inclusão de famílias em programas de transferência de renda como o Bolsa Família, o Renda Mínima e Cidadã, além de acolhida, apoio, orientação e encaminhamento de pessoas em situação de emergência e calamidade pública, articulado com a Defesa Civil. O serviço foi criado há seis anos e, desde então, funcionava em cada uma das 31 subprefeituras da Capital. Com a descentralização aumenta a interatividade com as comunidades da região: desde abril de 2009 houve um crescimento de 40% no número de atendimentos realizados.