Secretaria inaugura no Jaraguá a 16ª unidade própria do Centro de Referência de Assistência Social

Equipamento localizado na Zona Norte é o primeiro de caráter distrital lançado pelaSecretaria. Meta é implantar o CRAS em cada um dos 96 distritos da cidade

A Secretaria municipal de Assistência Social inaugurou na manhã desta segunda-feira (13) o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro do Jaraguá. Trata-se da 16ª unidade própria do programa na cidade de São Paulo - a oitava implantada na Zona Norte. O equipamento é o primeiro distrital lançado pela secretaria e deu início ao processo de instalação do CRAS em cada um dos 96 distritos do Município.

Inicialmente, a Administração pretende colocar o CRAS em cada região de subprefeituras - são 31 na Capital. Mas o prefeito estabeleceu a meta de aproximar ainda mais esse serviço da população com a instalação das unidades em distritos. Diante do objetivo traçado, a vice-prefeita e secretária municipal de Assistência Social, acelerou o processo.

A Vice-Prefeita e Secretária de Assistência Social também comemorou a distritalização do CRAS. "A primeira unidade independente de subprefeitura foi a da Freguesia do Ó, em abril de 2009. Este daqui é o primeiro CRAS inaugurado dentro de um distrito. As pessoas do Jaraguá poderão vir agora de uma forma mais acessível. E isso é muito importante. É um grande ganho para a comunidade", destacou.

Criado há seis anos, os CRAS funcionavam em cada uma das 31 subprefeituras da Capital. Hoje, 16 unidades estão descentralizadas: Freguesia do Ó, Santo Amaro, Jaçanã, Mooca, Casa Verde, Vila Maria, Guaianases, Perus, São Mateus, Vila Prudente, Santana, Aricanduva, Lapa, Parelheiros, Itaim Paulista, além da nova unidade do Jaraguá.

O processo foi previsto na Agenda 2012, programa de metas da Prefeitura. Com a descentralização, cresceu o número de atendimentos realizados pelos CRAS. De janeiro a julho de 2010 houve um aumento de 39% em relação ao mesmo período de 2009.

Sobre o CRAS Jaraguá

Com 164 m² de área construída, o CRAS Jaraguá vai atender cerca de cinco mil pessoas por mês e conta com salas de atendimento individual e de grupos, fraldário, sala para reunião com grupos de famílias, banheiros, sendo um adaptado para deficientes, além de um espaço lúdico para crianças.

Uma equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais e de políticas públicas, psicólogos, entre outros profissionais, estará à disposição para atender as demandas dos usuários. Entre os serviços oferecidos pelo CRAS estão a inclusão em programas de transferência de renda e o trabalho em conjunto com a Defesa Civil nos casos de emergência e calamidade pública.
O CRAS Jaraguá fica na Rua Barra da Forquilha, 300, Jardim Panamericano. O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8 às 18 horas.