CREAS e NPJ Perus realizam projeto de Ação Social Infantojuvenil

No último dia 8 de abril, as equipes do CREAS e NPJ Perus coordenaram o projeto “Ação Social por uma Infância Brincante e Literária: Garantia de Direito e Proteção Social”. Por conta de sua relevância, a atividade foi inserida no conjunto de atividades que fizeram parte do Dia das Boas Ações, movimento que no Brasil acontece do dia oito ao dia dez de abril com o objetivo de despertar o bem dentro de milhões de pessoas.

O evento foi realizado no CREAS Perus, na Vila Nova Perus, e as atividades realizadas tinham como intenção buscar colocar o ler e o brincar como instrumentos fundamentais de proteção social.

A equipe organizadora partiu da ideia de que crianças e adolescentes que têm a oportunidade de conhecer o mundo por meio de brincadeiras e da leitura podem ampliar os horizontes, buscando maneiras diferenciadas de conviver no mundo consigo e com os outros de forma mais respeitosa, tolerante, gentil, solidária e generosa.

Estavam presentes cerca de 200 pessoas. Durante o evento todos os participantes tiveram a oportunidade de conversar com profissionais da equipe de educação social, direito, assistência social, psicologia e agente SUAS, fizeram brincadeiras e participaram de painéis coletivos relacionados ao objetivo da ação.

Por fim, todos puderam receber materiais educativos e informativos produzidos pelo grupo de trabalho, brinquedos, livros infanto-juvenil e materiais disponibilizados pelo Conselho Regional de Psicologia – CRP/ SP, que vem contribuindo com ações que buscam discutir os direitos da criança e do adolescente.

De acordo com os coordenadores da ação, é importante lembrar que o direito de brincar é reconhecido internacionalmente desde 1959, conforme consta na Declaração Universal dos Direitos da Criança. No Brasil, o direito do brincar e do lazer são assegurados no Estatuto da Criança e do Adolescente.