Aula Inaugural sobre capacitação no trabalho com Pessoas com Deficiência

Foto: Wagner Origenes

Por Denise Kanda

A SMADS em parceria com a Sorri Brasil, que tem como missão promover os direitos humanos com ênfase nos direitos das pessoas com deficiência, realizou no último dia 5, no auditório da Universidade Nove de Julho, a aula inaugural para o processo de capacitação dos profissionais que atuam nos serviços destinados a pessoas com deficiência com a temática: Trabalho Socioeducativo com Pessoas com Deficiência. A palestra foi ministrada pela professora doutora Ana Rita de Paula e teve como foco apresentar a proposta final do curso, por meio de debates.

Profissionais da área social, a fim de possibilitar maior qualidade dos serviços ofertados, demandaram a temática por conta da discussão e implementação das normativas elaboradas para os serviços em diversos territórios. O encontro também possibilitou a reflexão desses profissionais sobre si mesmos a partir da atuação cotidiana de trabalho, trazendo frutos como, aprimoramento de conceitos e compartilhamento de experiência com colegas de campo.

A fim de sugerir uma discussão a respeito das pessoas atendidas pela Assistência Social foram apresentados trechos das animações: O corcunda de Notre Dame, A Bela e a Fera e A era do gelo, os quais instigaram os mais variados e interessantes diálogos. Questões como violência psicológica, sexualidade, exclusão, superproteção por parte de familiares e ingenuidade foram levantadas e mostram o quão despreparada ainda está a sociedade perante essas pessoas.

A SMADS frisa a importância da promoção da capacitação continuada das equipes envolvidas, realizando uma capacitação de técnicos dos CREAS, dos Núcleos de Apoio à Inclusão para pessoas com Deficiência e dos Serviços de Acolhimento Institucional para Jovens e Adultos com Deficiência em Residência Inclusiva.