Sefras reinaugura serviço para idosos na Mooca

Foto: Wagner Origenes

Por Denise Kanda

Seis meses de reforma foram suficientes para deixar saudades nas dezenas de idosos que convivem no Sefras Idoso, localizado no bairro do Belém. Reinaugurado no último dia 17, o espaço terá como novidade um Centro Dia para Idosos que será inaugurado nos próximos meses, além da ampliação do espaço e melhoria na estrutura para receber seus frequentadores.

O local inicialmente oferece vagas para 100 idosos, sendo mais 30 conveniados com a SMADS assim que o Centro Dia entrar em funcionamento. Entre as atividades ofertadas estão: oficinas de artesanato, yoga, dança circular/senior, passeios para locais como parques, clubes, aquário e zoológico. “Buscamos oferecer aos idosos tudo o que a cidade de São Paulo proporciona para nós”, afirma a coordenadora do espaço, Cássia Migliorini.

O Sefras manterá o apoio multiprofissional aos conviventes, as palestras com temas de interesse a população idosa e as rodas de conversa na programação. A assistente social, Sabrina de Melo, ressaltou o quão importante é cuidar da terceira idade, afinal “esse é o futuro da nossa sociedade, estamos caminhando para um país de idosos”.

A mesa de reinauguração contou com a presença da secretária Luciana Temer, que destacou a parceria com o Sefras. “Esse novo espaço vai cobrir uma demanda muito séria da cidade, que é daqueles idosos quem têm famílias e estas querem permanecer com eles, mas não têm condições de deixá-los sozinhos em casa ou de pagar alguém para tomar conta, pois têm que trabalhar”.

Cinco Centros Dia para Idosos já foram implantados nas regiões Sé, Ipiranga, Lapa, Santana e Sapopemba. Até o final do ano outros 11 serviços serão implantados em Pinheiros, Guaianazes, Ermelino Matarazzo, Campo Limpo, São Miguel Paulista, Jaçanã, Casa Verde, Butantã, Mooca, Itaquera e Penha.

O Sefras Idoso funciona de segunda a sexta-feira e atende a população da região na Rua Serra de Jairé 316, bairro do Belém, zona leste.