Cartunista Laerte Coutinho participa de roda de conversa com mulheres transexuais atendidas pela SMADS

Por Fernanda Lobato

O Centro de Acolhida Especial para Mulheres Transexuais, em parceria com o Grupo Mexa, realizou no último dia 5 de maio uma roda de conversa para falar sobre a rotina e dificuldades encontradas por transexuais e travestis.

A atividade contou com a participação especial da autora de quadrinhos e cartunista Laerte Coutinho, e foi realizada em homenagem ao jornalista, escritor e militante Vitor Ângelo.

O dialogo teve como objetivo apresentar as dificuldades que os transexuais e travestis sofreram nas ruas, debater sobre como a sociedade vê este grupo, apresentar possibilidades de desconstruir a idéia de rua e transformar em um trabalho coletivo.

“Meu caminho foi diferente, eu era cartunista e descobri que podia ser travesti”, conta Laerte. O grupo conversou também sobre perspectivas futuras e a vontade de crescer profissionalmente, sobre liberdade do ir e vir, expressão de opinião e, ainda, citaram alguns dos cursos oferecidos pelo Centro de Acolhida e como ajudaram nos estudos.

“Nós estamos trazendo muitas propostas, mas há resistências. A nossa proposta é diferente, estamos aqui para agregar valores e trabalhar em conjunto”, conta Alberto Silva, gerente do serviço.