Secretários visitam aldeia indígena no Jaraguá

Foto: Wagner Origenes

Por Fernando Bassoli Bonadirman

Atentos as demandas e necessidades da população heterogênea de uma metrópole como São Paulo, os secretários municipais Luciana Temer e Gabriel Chalita (Educação) visitaram na tarde da última terça-feira (23) a aldeia Tekoa Pyau, no Jaraguá, onde vivem cerca de mil índios.

“Conhecer novas culturas e ver como eles vivem e se respeitam é sempre muito prazeroso. Temos muito a aprender com eles”, ressaltou o secretário de Educação.

Durante a visita os secretários conheceram um pouco sobre a cultura indígena por meio de uma apresentação de dança feita pelas crianças da aldeia e também conheceram o Centro de Educação e Cultura Indígena (CECI/CEII), equipamento da Secretaria Municipal de Educação.

“É importante conhecer o espaço e entender com que lógica devemos trabalhar com esse público”, disse a secretária Luciana Temer.

A SMADS atende e acompanha as famílias que vivem nessa aldeia por meio do CRAS Jaraguá. Mensalmente são feitas ações de inserção e atualização do cadastro das famílias no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal.


Sobre o CECI/CEII

O Centro de Educação Infantil Indígena (CEII) atende crianças de 0 a 5 anos e onze meses, em agrupamentos mistos, isto é, crianças de diferentes idades. O espaço não segrega a criança do convívio social; os irmãos mais velhos acompanham os mais novos e os bebês são acompanhados por suas mães. A Educação Escolar Infantil Indígena não se restringe a quatro paredes, mas é entendida de forma ampla, fazendo com que a teoria possa ser vivenciada, construída e transformada. Na sociedade Guarani o conhecimento é socializado na aldeia, sendo sua aplicação desenvolvida na prática, no dia a dia para fortalecimento e valorização da comunidade.