Centro Dia oferece atendimento especializado a idosos em situação de vulnerabilidade na Lapa

Foto: Wagner Origenes

O prefeito Fernando Haddad conheceu, na manhã da última quarta-feira (8), as dependências do Centro Dia para Idosos na Lapa, uma das novidades da gestão no atendimento ao público da melhor idade. A visita contou com a participação dos secretários municipais Luciana Temer e Felipe de Paula (Direitos Humanos), do subprefeito da região, José Antonio Varela Queija, além do presidente da Associação Reciclázaro, Padre José Carlos.

“O centro-dia é uma novidade na cidade. Há um envelhecimento natural da população, que felizmente está vivendo mais. Mas tem que viver mais e bem. Temos que cuidar da infraestrutura para que as pessoas mais longevas possam garantir uma qualidade de vida adequada”, afirmou Haddad.

Atualmente a rede socioassistencial conta com outros quatro serviços como esse no Ipiranga, Santana, Sapopemba e Sé, que são espaços de convivência onde pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social e com algum grau de dependência que necessitam de um atendimento qualificado podem passar o dia enquanto os filhos ou responsáveis trabalham.

Segundo a secretária Luciana Temer, a SMADS já tinha os NCIs para os idosos mais autônomos, os Centros de Acolhida Especiais e as ILPIs para os que não têm família e precisam ser cuidados. “Tínhamos então um buraco de atendimento para o idoso que tem família, não tem autonomia, mas os familiares não conseguem dar cuidados, porque têm que trabalhar, inclusive para o sustento do idoso. O Centro Dia atende a este público”, disse.

No local que é mantido por meio de parceria com a Associação Reciclázaro os idosos participam de oficinas como tecnologia e games, fotografia, mosaico, pintura, pet terapia, além de atividades que visam estimular a memória.

As vagas são referenciadas no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) da região, que após uma avaliação social e de saúde encaminha o idoso para o serviço.