Portal do Futuro conquista a 7ª Edição do Festival de Futsal da População em Situação de Rua

Foto: Adriano de Camargo

Por Viviane Bomfim


O Centro Esportivo Tietê recebeu no último dia 1º de outubro, a 7ª edição do Festival de Futsal da População em Situação de Rua. O evento é organizado pelo educador social e idealizador do projeto "Futebol e Inclusão", Adriano de Camargo, em parceria com as secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Direitos Humanos e Cidadania e pela ONG Arcah.

Cerca de 100 pessoas participaram do evento, que contou com a participação das equipes Núcleo Boracea, Complexo Prates, Complexo Zaki Narchi, Centros de Acolhida Barra Funda I e II, Núcleo Porto Seguro, Tenda Bela Vista, Alcântara Machado, Associação Arcah, Centro de Acolhida Portal do Futuro e Pousada da Esperança, além das equipes formadas especificamente pela população em situação de rua: Os Muleques, Katados B e Nóis é Rua.

Com uma final acirrada do início ao fim, a equipe do Portal do Futuro sagrou-se a grande campeã do torneio, após vencer a Tenda Bela Vista, por 1 a 0 na disputa de pênaltis, seguida pela equipe Os Muleques, que ficou com o terceiro lugar. A ONG Arcah foi a responsável por fornecer medalhas e troféus para os campeões.

"O projeto Futebol e Inclusão já existe há 6 anos e mais do que levar lazer para a população em situação de rua, busca através do esporte, incentivar a inclusão social e ouvir suas necessidades, desde a reaproximação familiar até a confecção de documentos, encaminhamento para tratamentos médicos, entre outras demandas," diz Adriano de Camargo.

O torneio, que acontece a cada seis meses, já está programado para o primeiro semestre de 2017, com lugar e data a serem definidos.