Blocolândia leva alegria aos usuários da SMADS

Por Rose Balduino
Foto: Wagner Origines/SMADS

Na tarde desta sexta-feira (24) um ritmo diferente tomou conta da Rua Helvétia. Ao som da bateria Coração Valente, cerca de 300 integrantes do bloco de Carnaval Blocolândia desfilou pela região da chamada Cracolândia, com alegria e descontração.

A coordenadora Carmem Lopes, assistente social da Tenda conta que este é um evento organizado há três anos por trabalhadores que atuam no território, em uma ação conjunta entre a SMADS, equipes do Programa Recomeço (Governo do Estado) e apoiadores. “Este evento é esperado por todos os trabalhadores, usuários e moradores da região”, disse.

Com o samba enredo “Coração Valente 2017”, todos dançaram animados muitos participantes criaram a própria fantasia, e outras tantas foram doadas por simpatizantes.

“Bate na palma da mão
Com emoção
Está passando a bateria Coração
Com muito orgulho
E com respeito
Não quero nada
Eu só quero o meu direito...”

Anderson José dos Santos, funcionário do Recomeço, diretor da bateria e um dos autores do samba, conta que realiza o trabalho há dois anos com 150 ritmistas e é um trabalho diário. “Ensaiamos todos os dias e é um processo onde eles exercitam as regras de convivência, organização e respeito entre todos”, diz.

Sobre o Blocolândia
Surgiu em 2015 quando trabalhadores, usuários e militantes da chamada Cracolândia compreenderam a importância do trabalho conjunto com o objetivo de intervir no território, com ações de redução de danos e de garantia de direitos, com uma ação que visa desconstruir estigmas da população em situação de rua.