Prefeitura e Estado planejam ação conjunta de reinserção social

SMADS e Secretaria da Administração Penitenciária se reúnem para debater parcerias



Por Maria Luiza Castelo Branco

A reinserção social da população egressa é um dos grandes desafios a serem enfrentados pelo Poder Público. Na tarde de quinta-feira (30) um importante passo foi dado neste sentido. A secretária Sonia Francine e assessores se reuniram para viabilizar parceria com a Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), vinculada à Secretaria da Administração Penitenciária, que possui diversos programas voltados à empregabilidade, ações de reintegração social, atendimento às famílias, além do Programa de Prestação de Serviço à comunidade.

“Vamos disponibilizar nossa metodologia e parcerias de sucesso para a SMADS”, afirma o coordenador Mauro Bitencourt. Cerca de metade da população em situação de rua é egressa do sistema prisional. Devido à situação de vulnerabilidade e aos inúmeros obstáculos para se reintegrarem à sociedade, muitos desistem e retornam aos delitos ou passam a morar nas ruas.

Regularizar a documentação - carteira de trabalho, CPF, título de eleitor e RG - é uma das dificuldades encontradas. “Como exemplo, cito a parceria entre a CRSC e a Secretaria da Receita Federal, que acelera a obtenção do CPF”, relata Bitencourt. Outro benefício é a isenção da multa penal, taxa que todo egresso precisa pagar ao sair da prisão.

“A parceria com SMADS prevê cursos de capacitação para os nossos servidores, além da possibilidade de utilização de recursos humanos e estrutura operacional da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC)”, explica Adriano Camargo, responsável pela articulação das ações.

Para Carolina Garcia, assessora técnica da SMADS, os programas bem-sucedidos da CRSC serão um meio de orientar a população egressa em situação de rua. “Vamos usar os espaços físicos da CRSC para montar turmas com nosso público para vivências e orientações em diversas áreas, e posteriormente, inserí-los no mercado de trabalho formal”.

Lista de convênios

Confira as listas de convênios dos equipamentos socioassistenciais aqui.