NCI Bem Viver oferece Capoeira Adaptada para Idosos

 

Texto: Rose Balduino
Fotos: Acervo do NCI Bem Viver e Rose Balduino


Alegria, disposição e bem-estar são alguns dos benefícios que os integrantes da oficina de capoeira adaptada para idosos passaram a ter em sua rotina diária. Esta é uma das modalidades oferecidas no Núcleo de Convivência do Idoso Bem Viver, em Engenheiro Goulart, zona leste da capital.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, o NCI Bem Viver atende 100 idosos, oferecendo além da capoeira, oficinas de ginástica laboral, lian gong, yoga, artesanato, dança, atividade física, expressão corporal e zumba.



A oficina de capoeira adaptada é uma das mais requisitadas. “Com 60 participantes, a professora Cibele Moura criou este método em 2010 e há um mês iniciamos as aulas neste serviço”, conta Sahra Moreira, gerente do NCI Bem Viver.

As aulas acontecem às segundas-feiras, das 8h30 às 9h30. A aluna Magna Moreira, 69 anos, já percebe alguns resultados. “Acho ótima a oficina de capoeira. Melhora minha capacidade física, neurológica e coordenação motora", disse.

Em alguns momentos, os conviventes trocam o espaço do NCI e realizam algumas aulas no Parque Ecológico Tietê. “Nesta semana foi a vez dos alunos da capoeira treinarem no parque. A natureza contribui para o bom desempenho de todos”, disse a gerente.

Para Maria de Lourdes da Silva, 71 anos, a capoeira a ajudou a melhorar a saúde. “Faz lembrar minha terra, minhas raízes. Gosto do gingado. Sinto melhora nas articulações e consigo me movimentar muito melhor”, revela.



Núcleos de Convivência do Idoso (NCI)

O NCI é serviço de proteção social, convivência e fortalecimento de vínculos destinados aos idosos com idade igual ou superior a 60 anos em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social. Oferece atividades socioeducativas planejadas, baseadas nas necessidades, interesses e motivações dos idosos, conduzindo na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais e coletivas, na família e no território.

São 96 unidades, que atendem mais de 13 mil idosos.