Centro Dia para Idosos Dom Fernando Legal: atenção e carinho redobrados

Foto: Wagner Origines/SMADS
Texto: Marcos Gabriel

Com o espaço organizado e completamente higiênico, o Centro Dia Para Idosos Dom Fernando Legal, em São Miguel Paulista, atua há um ano no intuito de proporcionar acolhimento e proteção ao idoso, promovendo também atividades que ajudam no desenvolvimento contínuo.

O serviço tem capacidade para atender até 30 idosos de 60 anos em diante. Com muita dedicação e carinho, o Centro Dia funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h.

Joyce Jacunas é gerente do serviço e garante que tudo é feito com muita atenção e cuidado para que os idosos se sintam especiais. ‘’Todos os dias nós disponibilizamos café da manhã, almoço e café da tarde. Quando eles precisam ir ao banheiro, nos chamam e nós levamos. Quando estão precisando de algo, nós atendemos rapidamente’’, contou.

Além disso, Joyce ressalta a importância de cuidar dos idosos do começo ao fim do dia. ‘’Pensando no bem estar, e pelas famílias estarem vulnerabilidade, nós temos uma van que os leva até em casa'’, ressaltou.

Junto à gerente do serviço, a equipe se divide entre nutricionista, assistente social, psicólogo, enfermeira, terapeuta ocupacional, cuidadores, faxineiras, cozinheira e seus auxiliares.

Atividades, Passeios e Oficinas

Durante toda a semana são oferecidas oficinas e atividades que promovem a integração dos conviventes. ‘’Nas atividades com a terapeuta, eles contam sobre o dia a dia e desenvolvem integração sobre isso. Já durante a semana acontecem as oficinas de dança circular, música, terapia e ginástica. A oficina de culinária é oferecida uma vez por mês e nós estamos desenvolvendo uma para iniciar em breve sobre contar histórias’’, contou a gerente do serviço.

Na última terça-feira (24), aconteceu a Oficina de Culinária: Sal de Ervas. Caroline Gisele é a nutricionista do serviço e com sua aula alegrou a tarde dos 20 participantes da oficina.

No final da oficina cada um dos idosos ganhou um saquinho com o sal saudável, pronto para o consumo em até 30 dias. ‘’Os ingredientes são sal, manjericão, alho e salsa’’, informou a professora e nutricionista.

Com o objetivo de levar ainda mais felicidade à vida dos idosos do serviço, a equipe já realizou duas viagens: Bertioga e Campos do Jordão. No mês passado, também foi realizado um desfile de Miss e Mister Primavera.

‘’Nós fizemos uma parceria bem bacana com uma loja de vestidos, teve passarela e muita diversão para todo mundo’’, finalizou Joyce.

Conviventes: amor, carinho e respeito de sobra

Cada um dos idosos, sentados no sofá da sala de convivência do Centro Dia, carrega olhares que iluminam todo o espaço. Personalidades tímidas ou descontraídas, os sorrisos simples e sinceros entregam que recebem amor de sobra.

Domingues de Pereira tem 92 anos de idade e é o idoso mais velho do Centro Dia para Idosos Dom Fernando Legal, tanto na idade quanto no tempo de estadia na instituição.

Descontraído e bem humorado, Domingues vive sozinho em uma casa próxima à região e garante receber muito carinho no horário em que está no serviço. ‘’Aqui a gente é bem tratado, é tudo delicado. Eu tomo meu café da manhã, café da tarde e tudo mais. A rotina é assim: a gente dança, canta, a gente passeia, até no mercadão a gente já foi’’, disse.

Do outro lado do sofá, Gildete Silva, 70 anos, não regula sua felicidade ao exibir seu belo sorriso. Ela é a idosa que menos tempo de estadia têm no Centro Dia. ‘’Eu entrei ontem, terça-feira, dia 24. Eu gosto muito de tudo aqui, me sinto feliz, contente e quero ficar aqui o dia todo porque quando eu vou embora me sinto um pouco sozinha’’, contou.

Gildete finaliza ressaltando seu amor pelas duas oficinas que participou desde que entrou. ‘’Eu adorei dançar, ficar indo pra lá e pra cá, foi muito divertido. A oficina do sal eu estava até pensando em fazer para vender. Eu quero ficar aqui pra sempre’’, brincou com um sorriso no rosto.