Crianças e adolescentes do Amami expõem releituras de obras em busca da criatividade


Foto: Divulgação
Por Juliana Liba

Acesso à cultura, promoção da autonomia e estimulo à criatividade foram os objetivos da 4ª Exposição de Trabalhos dos usuários do Amami realizada nos dias 25 a 28 de outubro, pelo Centro para Crianças e Adolescentes Unidade Amami.

Em um salão todo ornamentado, cerca de 100 pessoas, entre famílias dos usuários, comunidade em geral e funcionários, puderam prestigiar a imaginação e a originalidade das obras, esculturas e desenhos baseados no artista espanhol Joan Miró.

Todo mês de outubro as crianças aguardam para realizar releituras das obras de algum artista famoso. Para chegar a esta escolha, o CCA trabalha com o estímulo às pesquisas e com o protagonismo. O foco é estimular a formação de cidadão íntegros, responsáveis e mais felizes, garantindo o acesso à cultura, informação, estímulo e criatividade, ao direito de brincar e ao resgate da autoestima.

O gerente do serviço, William S. Shibuya, contou que todos que visitaram se surpreenderam com os trabalhos. “Novamente parabenizamos a todos os usuários por seus trabalhos e esperamos repetir o mesmo sucesso o ano que vem”, completou.
 


Serviço

O Centro para Crianças e Adolescentes Unidade Amami é mantida pela Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo) desde 2003 e desde 2004 mantém um convênio com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

A Unidade Amami é um projeto social voltado para crianças e adolescentes com o objetivo de oferecer proteção social a estes em situação de vulnerabilidade e risco, por meio do desenvolvimento de suas potencialidades, oferecendo atividades socioeducativas, esportivas e de lazer.

O serviço está localizado na Vila Carrão e atende atualmente 130 crianças e adolescentes residentes na Vila Carrão, Aricanduva e Vila Formosa, bairros da região Leste de São Paulo.