39 casais participam do primeiro Casamento Coletivo Civil Igualitário

Foto: Wagner Origines/SMADS
Texto: Carla Louise

O Secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Filipe Sabará, prestigiou na manhã de sábado (26) o primeiro Casamento Coletivo Civil Igualitário promovido pela Coordenação de Políticas para LGBT da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, no Club Homs.

O evento, que contou com a presença de familiares e amigos dos 39 casais homoafetivos, foi celebrado também pela Secretaria Eloisa Arruda, que frisou a importância dessa iniciativa. "Enquanto em alguns países as pessoas LGBT estão sendo perseguidas e até mortas, temos a honra de promover esse casamento coletivo, totalmente sem custos para os cofres públicos, porque mais do que celebrarmos o amor e a união, celebramos a vida".

Para Marcelo Gallego, que trabalha na coordenação de políticas LGBT da SMDHC, o evento de hoje não foi apenas para os convidados, mas para ele também, que aproveitou a ocasião para oficializar sua união com o companheiro Lucio Serrano. "Esse evento é um sonho para muitos e para mim também. O casamento oficial iguala as pessoas ao mesmo tempo que mostramos que existimos, que somos diversos e múltiplos", afirma Marcelo.

Para o casal Jucimar e Elias, que estão juntos há sete anos, o casamento coletivo promovido é uma maneira de realizar um sonho antigo e também poder celebrar com a presença dos pais, tios e amigos. "O que economizamos hoje no documento oficial e na festa, vai ajudar na nossa lua de mel que será no Rio de Janeiro", diz Jucimar.

O secretário Filipe Sabará não só prestigiou como também ajudou a entregar as certidões de casamento aos 39 casais, ao lado da Secretária Eloísa Arruda.