Biblioteca para pessoas em situação de rua

Texto: Bianca Barbosa
Fotos: Laura Leal 


Na manhã da última terça-feira (5), foi inaugurada uma biblioteca no Centro de Acolhida Brigadeiro Galvão (CA), com a doação de livros da editora PAE em parceria com a Secretaria Municipal a Cultura. Estiveram presentes Filipe Sabará, Secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Eloísa Arruda, Secretária de Direitos Humanos e Cidadania e André Sturm, Secretário de Cultura, assim como vereador Mario Covas Neto. 

Cerca de 150 livros foram doados incentivando a leitura e o aprofundamento de conhecimento dos nossos conviventes.

Com um livro em mãos, Joel Fernandes Bezerra folheia as páginas com brilho nos olhos, ele é morador do CTA desde a inauguração e conta que a leitura o incentiva a correr atrás de seus sonhos. “Quero ser técnico de enfermagem e sei que a leitura vai me ajudar muito, vou ler todos os livros dessa biblioteca”.

Estimular a leitura é fazer crescer nos acolhidos a vontade de sonhar novamente. Cristiano Ribeiro, gerente de projetos da PAE Editora, escolheu pessoalmente todos os livros doados para o CTA e crê que a leitura ajuda na preparação dos acolhidos para a conquista de seus sonhos, “Eu acredito em toda a ação que vise o resgate da dignidade humana, desde o inicio a gente vem acompanhando a instalação dos CTAs, e pensamos, a gente precisa colocar uma biblioteca ali!”

Os orientadores do CTA se colocaram a disposição para auxiliar caso algum acolhido tenha dificuldades para ler.