Capacitação no CA Dom Fernando proporciona esperança para novas histórias

A quarta turma celebrou formatura do curso realizado pelo programa Trabalho Novo

Fotos: Daniel Tosi/SMADS
Texto: Juliana Liba

Na última terça-feira (16/12), o Centro de Acolhida (CA) Dom Fernando transbordou alegria e emoção na formatura da 4ª turma capacitada pela Rede Cidadã no programa Trabalho Novo, em que o objetivo é inserção e reinserção no mercado, bem como o resgate da autonomia e identidade. As ferramentas utilizadas no processo foram a musicoterapia, trabalhos de vivência e diálogo, vídeos, arte, respiração circular, além de simulações de entrevistas.


Segundo a facilitadora da Rede Cidadã, Luciana de Paula Soares, a metodologia procura trabalhar o comportamento e o emocional. “São essas ferramentas que vão ajudá-los a permanecerem no emprego, só o conhecimento técnico não ajuda,”, explicou.


A capacitação durou sete dias, das 9h às 17h, e consistiu na aplicação de seis aprendizados: (1) Vida e trabalho, um só valor. (2) Autoconhecimento cria o equilíbrio emocional. (3) Reconhecer valores e talentos. (4) Atitudes de empatia. (5) Sou dono da minha capacidade de trabalho. (6) Despertando o cuidado com a vida.


A semana foi um processo de libertação e aprendizado, que pôde ser observado durante a cerimônia. Os 14 formandos, entre homens e mulheres, com seus certificados em mãos, agradeceram a oportunidade e hoje estão esperançosos, como Márcio Abraão (58). Em seu depoimento, ele conta que está feliz por estar se superando. “Plantei uma semente assim que cheguei nesse CA, com o curso eu reguei mais um pouquinho, e agora sei que alguma coisa boa vai nascer”, disse.


Com a capacitação finalizada, cerca de seis formandos já foram selecionados para uma pré-entrevista. Marcelo Fernandes Costa (28), é um deles e está ansioso para conseguir um emprego. Isso porque deseja ter sua autonomia para sair do centro de acolhida e ir construir uma família com a sua namorada. “Cheguei aqui em uma situação horrível e agora tenho a confiança e esperança que posso mudar minha história”, contou Marcelo.


A gerente do local, Flávia Souza Costa, se emocionou durante a comemoração. Para ela, estar presente e poder fazer parte dessa realização é gratificante. “Sei que posso fazer muito por eles e estou disposta, junto com os meus técnicos. O ano de 2018 vai fazer diferença”.

O fundador da organização que administra o CA, Frei Robson, comentou que tudo isso só é possível porque é feito em equipe e a Prefeitura de São Paulo está fazendo acontecer. “Mas o mais importante, é que estes conviventes permitiram tudo isso virar realidade e agora podem mudar a sua história”, finalizou.

 

 

Serviço


O Centro de Acolhida Dom Fernando possui acolhimento misto, sendo 80 homens e 20 mulheres. O serviço, que é administrado por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e a Associação Cultural Nossa Senhora das Graças, se localiza na Rua Chuvas de Verão, 20 - Fazenda do Carmo.