Primeiro Encontro de Turmas e Formados no Curso da Rede Cidadã para o Programa Trabalho Novo

Fotos: Divulgação
Texto: Lucas Mattar

Cerca de 70 conviventes se reuniram no último domingo (28), no CTA - Centro Temporário de Acolhimento - Brigadeiro Galvão, para o primeiro encontro de Turmas e Formados do Curso da Rede Cidadã pelo Programa Trabalho Novo – programa para capacitação profissional de pessoas em situação de rua. O encontro contou com bate-papo entre os formados, Rede Cidadã, Associação Cultural Nossa Senhora das Graças e gerentes dos CTA’s Mooca I, Brigadeiro Galvão, Anhangabaú e Aricanduva.


No encontro, formados que já estão empregados e outros que estão em busca de emprego, relataram suas perspectivas para o futuro e a importância do curso, suporte e orientação obtidos nos CTA’s, que os auxiliaram na reintegração no mercado de trabalho e consequente retomada de sua autonomia. Para o Frei Robson Santos, o curso da Rede Cidadã e o Programa Trabalho novo são o meio, não o final. “É uma oportunidade para estas pessoas escreverem uma nova história para sua vida", afirmou.


Após a primeira etapa do encontro, com bate-papos e troca de experiências, foi servido almoço - momento no qual todos puderam continuar trocando suas experiências profissionais e pessoais. “Às vezes as pessoas não acreditam, mas hoje sou um orientador da CAPE, onde através do 156 atendemos as solicitações e muitas pessoas são ajudadas”, afirmou Fábio dos Santos, que após ser acolhido no CTA Prates 3, realizou o curso de capacitação e hoje trabalha como Orientador Socioeducativo na Coordenadoria de Atendimento Permanente e de Emergência (CAPE).


O programa busca inserir pessoas em situação de rua no mercado de trabalho e promover uma mudança de vida e o resgate da cidadania. Para atingir seus objetivos, o programa conta com empresas solidárias, que ajudam a mudar o destino de todos os beneficiados e fazem de São Paulo uma cidade mais humana. Ao final do encontro, foi realizada uma dinâmica, comandada pela orientadora da Rede Cidadã, Luciana de Paula Soares, onde através da música e da dança, os formados puderam vivenciar a integração entre equipe e liderança.