Centros Temporários de Acolhimento realizam Dia de Beleza para acolhidos

 

Texto: Letícia Weinz 
Fotos: Divulgação 

O Centro Temporário de Acolhimento Parque Novo Mundo promoveu o projeto Cabelos&Barba em parceria com o Instituto Embelleze na última sexta-feira (23). Os estudantes do último semestre do curso farão o encontro duas vezes ao mês, sendo o próximo já no dia 7 de março. São 18 profissionais que fazem o cabelo e a barba de cerca de 40 pessoas por encontro, das 19h às 22h. O gerente Eduardo comentou que os conviventes ficaram alegres com esse projeto. “Eles queriam até fazer topete no cabelo”, afirmou.

O convivente Guilmor estava há quase cinco meses sem fazer a barba e comentou que de início ele ficou apenas observando um rapaz fazer a barba de um idoso, e só após ver o cuidado que eles têm, decidiu fazer a barba também. “Eu fiquei quase uma hora na cadeira. As pessoas são qualificadas e nos trataram muito bem, fiquei feliz”, disse.

Já o Centro Temporário de Acolhimento Brás promoveu no dia 19 de Fevereiro, um dia especial para as mulheres. As conviventes tiveram o Dia da Beleza e puderam arrumar o cabelo e as unhas, valorizando a aparência e a autoestima. Para o Marcos, gerente do CTA, esse momento destinado a elas é uma ótima oportunidade de aumentar a confiança. “Muitas vezes elas se esquecem delas mesmas, então ver a unha pintada e o cabelo arrumado sobe a autoestima. Chamou a nossa atenção uma convivente que disse que nunca havia feito as mãos. É gratificante ver o sorriso no rosto delas”, afirmou.

A agente operacional Vanessa Cardoso afirmou que algumas mulheres ficaram surpresas com o dia da beleza. “Uma convivente falou que foi a primeira vez que viu um serviço arrumando as mulheres. Ver elas felizes é muito satisfatório”, explicou. A convivente Dalva de Jesus é cabeleireira e se voluntariou para cortar o cabelo das demais conviventes. “Elas nunca tem tempo de arrumar a unha ou o cabelo e foi o dia de princesa delas. Elas ficaram muito bem e sempre que tiver oportunidade para fazer esse dia eu vou querer ajudar”, comentou.

Os homens também tiveram a oportunidade de cortar seus cabelos. O convivente Nivaldo também é cabeleireiro de profissão e solicitou sua participação como voluntário, sendo prontamente atendido. O gerente Marcos ainda comentou que estão com a proposta de iniciarem uma atividade mensal do Dia de Beleza e uma turma para aulas de manicure. “A nossa intenção é oferecer mais que o Dia da Beleza e sim transformar as vidas elevando a autoestima, que por conta da situação atual, não estavam se percebendo como homens e mulheres, entendendo que não eram mais atraentes”, finalizou.