I Encontro de Integração dos Trabalhadores Sociais da Supervisão Regional Ipiranga

Texto e fotos: Marília Levy

Com o objetivo de integrar os trabalhadores sociais da região Ipiranga (que abrange os bairros Ipiranga, Cursino e Sacomã), o encontro aconteceu no CEU Parque Bristol e contou com um café da manhã de boas vindas seguido da palestra do Professor Wagner Dal Médico, do TCM (Tribunal de Contas do Município de São Paulo) e de outras instituições de ensino superior privadas, com formação em Economia e Administração.

O tema da palestra foi “Alguns aspectos que caracterizam a qualidade na gestão pública” e abordou planejamento, controles e ações no âmbito das políticas públicas, traçando paralelos com a manutenção da qualidade nas empresas privadas em comparação com os órgãos públicos.

Os cerca de noventa profissionais presentes aprovaram a iniciativa do encontro. Cléo Brandão, assessora de gabinete da Prefeitura Regional Ipiranga deu sua opinião sobre a reunião: “Achei muito importante, pois muita gente não sabe qual o trabalho do assistente social e o confunde com assistencialismo, quando na verdade é um esforço de inclusão. Precisamos de cada vez mais apoio e conversas entre as partes para levantar questões como essas”.

A idealizadora do evento foi Eidi Santos, supervisora regional da Assistência Social do Ipiranga. “O intuito é aproximar a supervisão regional do território, trazer os serviços para perto e caminharmos juntos, trazer aos profissionais o enfoque da qualidade nos serviços. Gestar com qualidade foi o tema desta palestra. Os encontros serão bimestrais e no próximo falaremos sobre o marco regulatório e todos seus instrumentais.”, disse Eidi.

“Foi muito importante. As organizações sociais precisam dessas capacitações, pois estamos trabalhando de uma nova maneira, onde se vê a qualidade. Os profissionais devem ser treinados para terem uma atuação mais eficiente.”, comentou Carla Terezinha da Silva Nunes Clementino, analista de assistência e desenvolvimento social da regional.

“Acredito que o principal é o encontro em si. Estarmos em um novo momento de integração entre CRAS, CREAS e as organizações sociais para discutirmos o trabalho e melhorarmos a qualidade. O encontro de hoje foi um marco para darmos início a esses eventos bimestrais e começar a formar uma rede”, completa a pedagoga Silmara Pivato Bortalli, analista de assistência e desenvolvimento social da regional Ipiranga.