ATENDEs promovem comemoração ao Dia das Mulheres para população em situação de rua

O foco é auxiliar no resgate e valorização da autonomia

Texto: Juliana Liba e Marília Levy
Fotos: Marília Levy e Divulgação

A tarde de quinta-feira (08/03) foi marcada por duas ações de celebração ao Dia Internacional da Mulher nos Atendimentos Diários Emergenciais (ATENDEs), que buscaram promover um dia de cuidados pessoais, carinho e atenção à população em situação de rua e dependentes químicos das regiões Luz e Vila Leopoldina.


O Atende 1, espaço de acolhimento para dependentes químicos na região da Cracolândia, centro de São Paulo, promoveu uma comemoração com oficina de maquiagem e esmaltação de unhas e distribuição de lembrancinhas. Os mimos, cestinhas feitas pelas próprias usuárias do serviço, foram recheadas com bijouteria e bombons e presenteadas às mulheres presentes no evento.


A ação contou com o apoio da Converso, grupo de voluntários que dá suporte às ONGs que atuam na Cracolândia. “Nosso objetivo é resgatar a dignidade dos dependentes químicos e devolve-los à família”, conta Ângela Coelho da Fonseca, idealizadora do grupo.


“Esses eventos que promovemos de certa forma são uma maneira deles se sentirem parte da sociedade. São pessoas que estão totalmente excluídas e quando se sentem lembradas ficam muito felizes”, diz Roberta Alcântara, gerente do Atende 1, que oferece 300 almoços e 100 vagas de pernoite, que inclui jantar e café da manhã. Segundo Roberta, o serviço tem operado com lotação máxima.


O Atende 5, localizado na Vila Leopoldina e inaugurado no final de janeiro de 2018, realizou um dia de beleza para os conviventes do espaço e aos que estão próximo do CEAGESP. A equipe montou um salão para oferecer cortes de cabelo, manicure e maquiagem, além de promover palestra a respeito o câncer de mama e higiene pessoal, piquenique e sessão de cinema.


A ação foi realizada pelos orientadores e contou com o apoio do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) IV Lapa. Segundo a gerente do Atende 5, Marlene Silva, a equipe está unindo forças para atender essa população da melhor forma. “O acolhimento é nossa ferramenta primordial e precisamos fazê-lo com qualidade para que seus direitos sejam assegurados e sintam-se valorizados, porque eles merecem”, disse.