Do SAICA para a vida acadêmica

Convivente do SAICA Casa Girassol passa no vestibular da UFMT

Texto: Marília Levy
Foto: Acervo pessoal

Leandra Martins dos Santos chegou ao SAICA (Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes) Casa Girassol, localizado no Jardim Ângela, zona sul de São Paulo, há cinco anos, por determinação do Conselho Tutelar. Lá, foi estimulada a sempre estudar e correr atrás de seus sonhos.

“A Casa Girassol foi de grande importância para mim. Sempre me apoiaram em tudo, me incentivaram a não desistir”, conta Leandra, 17 anos, que sempre estudou na rede pública de ensino e recentemente conquistou sua vaga na Universidade Federal do Mato Grosso.

Inicialmente, sua escolha era a Medicina, mas não atingindo a nota para o curso, optou pela Graduação em Saúde Coletiva, que aborda gestão de políticas públicas de saúde. “Foi o gerente da casa quem me aconselhou, melhor um curso do que nenhum. Estou feliz.”

Empolgada com a nova fase da vida, a jovem conta os dias para seu embarque para Cuiabá, onde morará em uma república para estudantes. “Não vejo a hora”, celebra.

O SAICA - Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes é um serviço de proteção social especial de alta complexidade, que tem a finalidade de oferecer acolhida à crianças e adolescentes com idade entre 0 e 17 anos. A rede de serviços de acolhimento mantém articulação com as Supervisões de Assistência Social (SAS), por meio dos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS), no qual o atendimento prestado deve ser personalizado, em pequenos grupos e favorecer o convívio familiar e comunitário, bem como a utilização dos equipamentos e serviços disponíveis na comunidade local.