21 de Março - Dia Internacional da Síndrome de Down

Data tem objetivo de conscientizar sobre a importância da inclusão de portadores de Down na sociedade

Fotos: Laura Leal

A síndrome de Down é uma condição genética das pessoas que apresentam um cromossomo a mais no par de cromossomos 21, o que acarreta a deficiência. O Dia Internacional da Síndrome de Down está no calendário oficial da Organização das Nações Unidas, sendo comemorado pelos 193 países-membros da ONU para dar visibilidade ao tema e assim conscientizar as pessoas do valor da inclusão.

Na cidade de São Paulo, o Núcleo de Apoio à Pessoa com Deficiência tem a finalidade de garantir direitos e desenvolver estruturas para inclusão social, igualando a oportunidade e participação destas pessoas. As atividades são desenvolvidas com foco na qualidade de vida, inclusão social e cidadania. As famílias recebem apoio, informações, orientações e encaminhamento por meio do serviço. O Núcleo também produz ações em conjunto com as áreas de educação, saúde e transporte do governo, bem como programas de acessibilidade.

Pessoas com deficiência a partir de 18 anos, que estejam em situação de dependência, têm direito ao Acolhimento para Jovens e Adultos com Deficiência. O serviço funciona 24 horas por dia, atendendo pessoas que não tenham condições de se sustentar ou não tenham a ajuda da família. O objetivo do serviço é acolher e garantir proteção completa para deficientes em situação de dependência, ou seja, jovens e adultos que precisam de auxílio de outras pessoas para realização de tarefas, locomoção ou cuidados especiais. O programa de acolhimento trabalha na construção da autonomia dos usuários para que consigam desenvolver atividades do cotidiano, além de ajudar na participação social da pessoa com deficiência na comunidade e fortalecer vínculos familiares por meio da convivência.

São 35 Núcleos de Apoio para crianças, jovens e adultos com capacidade para atender 2.620 pessoas, dois Núcleos de Apoio para crianças de 0 a 6 anos, que disponibilizam 120 vagas e nove Serviços de Acolhimento Institucional para Jovens, Adolescentes e Adultos com deficiência, com 159 vagas.

Os serviços podem ser acessados por meio de demandas encaminhadas por Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), rede de serviços de assistência social ou demais órgãos do sistema de garantia de direitos.

Gabriel Facchini - Estagiário de Comunicação na Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência realiza diversas atividades como clipping, release, textos e fotos. Cursa, atualmente, o segundo ano da faculdade de fotografia.