Parceria entre a SMADS e o Museu do Futebol garante integração aos idosos do NCI Grupo Viva Vida

Foto: Divulgação
Texto: Letícia Weinz

Pelé, Garrincha, Ronaldo... Defesas, dribles, chutes e gols, muitos gols. A parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e o Museu do Futebol proporcionou um passeio alegre para os idosos do NCI - Núcleo de Convivência para Idosos - Grupo Viva Vida, nesta última quinta-feira (15/03).

Até quem não gosta de futebol, se encantou. Os idosos puderam conhecer toda a história do esporte, que faz parte da nossa cultura e identidade, desde a introdução do futebol com o Charles Miller, que trouxe as primeiras bolas para o país; dos jogos amadores que só eram disputados pela elite branca, até a miscigenação e profissionalização, que logo depois se tornou a cara do Brasil, o país do futebol.

A exposição didática e interativa mostra uma verdadeira aula de história, com muitas fotos e curiosidades de diversos acontecimentos. “Os idosos gostaram muito, principalmente das TVs que tem as retrospectivas, mostraram até a morte do Ayrton Senna e dos Mamonas Assassinas”, comenta Célia Roberta, gerente do serviço.

Célia ainda explica que esses momentos de lazer são essenciais para o serviço. “Acaba ajudando na sociabilidade, na integração e na aproximação dos idosos. É uma forma de diminuir os conflitos”.

A convivente Vaneide, conta que aprendeu muita coisa sobre futebol que não conhecia. “Aprendi como o futebol surgiu, sobre os jogadores antigos e negros, que faziam de tudo para jogar. Todo mundo gostou, foi bem legal”.

O entusiasmo e a alegria sobre futebol agora ficam para junho, na Copa do Mundo. Os idosos do NCI Grupo Viva Vida garantem a torcida para que o Brasil levante a taça pela sexta vez.

Núcleo de Convivência do Idoso 

É um serviço de proteção social, convivência e fortalecimento de vínculos aos idosos com idade igual ou superior a 60 anos em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social. São 95 unidades, que atendem quase 13 mil idosos.

O NCI Viva Vida está situado na Vila Curuçá Velha e a proposta é favorecer qualidade de vida para a população da terceira idade, oferecendo atividades socioeducativas planejadas baseadas nas necessidades, interesses e motivações dos idosos, conduzindo na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais e coletivas, na família e no território.