Torneio de Futsal reúne população em situação de rua para fortalecimento de vínculo

A ação, promovida pelo Núcleo de Convivência Prates, incentivou o companheirismo

Fotos: Divulgação
Texto: Juliana Liba

Bola no pé, sorriso no rosto e novos camaradas. Assim foi a manhã de 70 conviventes de serviços socioassistenciais para moradores em situação de rua que participaram do Torneio de Futsal realizado pelo Núcleo de Convivência Prates, na última quarta-feira (21/03).

Com 10 times inscritos, o objetivo era fortalecer o vínculo entre os usuários e os serviços. “Se fala muito em saída qualificada, mas por que não pensar também na entrada qualificada? Fazer um atendimento digno com oficinas, atividades e esportes aqui no espaço pode auxiliar no acolhimento do indivíduo quando ele for para um centro de acolhida”, explicou o gerente do Núcleo de Convivência Prates, Juari Figueroa, frisando a importância da ponte entre os serviços da rede.

Além disso, ele comentou o quanto essa ação foi positiva. “O que marcou foi o reencontro de amigos e o início de novas amizades entre eles. Deu para observar o quanto um tinha interesse e se preocupava com o outro. O apoio foi muito bacana”, disse Juari.

A camaradagem entre eles também pôde ser observada em campo. Foi ela que deu um empurrãozinho para o time Juventus do Zaki (Complexo Zaki Narchi) ser o grande campeão. Com a alegria estampada, os vencedores voltaram para o serviço com a medalha no pescoço. “Os conviventes do complexo não deixam a quadra ficar vazia, jogam futebol frequentemente. Por isso fiquei feliz de vê-los animados, principalmente por ocuparem o seu tempo ocioso”, contou Cleiton Alves, gerente do Centro Pop Vila Maria.

Francisco, 25 anos, um dos campeões, agradeceu pela realização desse torneio, que era um desejo de muitos conviventes. “Poderíamos estar nas ruas usando drogas e tiraram a gente de lá. Que possamos participar de mais outros campeonatos e levantar um troféu”, falou.

Além do Zaki, o Complexo Boracea lutou pelo seu lugar e ficou em segundo no torneio com o time Barra Funda 1. Mas os outros participantes, como o Prates e Atende 1 também merecem os parabéns pela participação, esforço e companheirismo.

O Núcleo já começou divulgar o próximo torneio que virá a ocorrer em abril. Querem promover um campeonato maior para continuarem a expandir o vínculo entre eles, além de estar pensando em estratégias para atrair o público feminino e transexual.