Conviventes dos CTA’s Lapa e Anhangabaú celebram após fim do curso de capacitação ao Trabalho Novo

                                         

 

Texto: Marília Levy
Fotos: Divulgação

Dezenove conviventes do CTA Lapa, na zona oeste de São Paulo, concluíram no dia 27/03 o curso de capacitação para o programa Trabalho Novo. Foram sete dias aprendendo funções de pintura, vendas, atendimento, limpeza, entre outras habilidades.

O gerente do equipamento, Francisco Lopes Júnior, destaca a importância do aprendizado para os formandos: “A transformação é muito grande e importante para eles. É um processo de atenção que às vezes eles não tiveram ao longo de toda uma vida. Quando recebem esse cuidado, eles vêm que podem mudar de realidade”. Francisco lembra que muitos dos que vivem em um CTA um dia já tiveram suas profissões, mas por algum motivo se perderam. “O curso aflora essa vontade de retornar ao mercado de trabalho e tudo isso é fortalecido pela equipe de psicólogos do serviço”, finaliza.

Para o formando Reinaldo Morato Belintani, de 57 anos, morador do CTA Lapa, o curso de capacitação trabalhou a reinserção social focado para a vida e o mercado de trabalho. “Espero conseguir uma vaga de emprego. A grande expectativa é recuperar o básico: trabalho, moradia, retomar a vida, seguir em frente”, conta Reinaldo, que tem formação em Jornalismo e trabalhou por mais de quinze anos na mídia impressa, mas atualmente desempregado, precisou ser acolhido até retomar sua autonomia.

No centro da cidade, o CTA Anhangabaú também celebrou a formatura de um grupo de dez moradores no Programa Trabalho Novo. “Muitos deles não tinham mais a perspectiva de voltar ao mercado de trabalho. O curso planta uma semente de que eles são capazes e aumenta a autoestima de todos que se capacitam”, diz Leandro Rodrigues Gomes, gerente do serviço.

“Nossa esperança é que amanhã seja um dia melhor do que hoje. Agradeço a todos de coração”, disse Leonardo Alves dos Santos, morador do CTA Anhangabaú e formando do curso.