Crianças e adolescentes participam de atividades no CCA Unibes

 

Texto e fotos: Marília Levy

O CCA (Centro da Criança e do Adolescente) Unibes (União Brasileira-Israelita de Bem Estar Social), em convênio com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, atende cerca de 670 crianças e adolescentes, de seis a quatorze anos de idade, que estudam na rede pública. Antes ou após o horário regular da escola, essas crianças passam o período da manhã ou tarde, incluindo o horário de almoço, na sede do CCA no Canindé, Zona Norte de São Paulo, onde realizam diversas atividades como oficinas de dança, teatro, artes, leitura, acompanhamento escolar, xadrez, convivência esportiva, futebol, vôlei, judô, música e coral.

Nas muitas salas de aulas, salas de brincadeiras e de jogos e quadras poliesportivas o objetivo é desenvolver novos conhecimentos, estimular o gosto pelos estudos, treinar outras habilidades e descobrir o potencial que existe em cada um deles. As atividades do CCA tem a finalidade de complementar o processo educativo e ajudar na formação de cidadãos.

Nas aulas de judô, a turma aprende golpes da milenar arte marcial japonesa e mais do que isso. “A principal importância do judô para essas crianças é o binômio disciplina e respeito ao próximo”, diz o sensei Paulo Merino. “A vivência do judô constrói a cidadania e reforça o bom desempenho escolar”, completa Merino.

Nas aulas de dança, segundo o professor Guilherme Firmino, a finalidade é “a valorização da arte, o conhecimento de diversos estilos musicais e a socialização”.

Fundada em 1915, a instituição Unibes foi criada a partir da fusão de diversos grupos e organizações que atuavam nas áreas de assistência social junto à comunidade judaica, com o propósito de ajudar os milhares de imigrantes que chegavam ao Brasil como decorrência das duas grandes guerras mundiais e hoje, mais de 100 anos depois, atua no auxílio de mais de 15 mil pessoas que necessitam de apoio.