ATENDE 5 realiza Cine Debate para a população em situação de rua

A atividade visou a reflexão, formação de vínculo e diálogo

Foto: Divulgação
Texto: Juliana Liba

Na última quarta-feira (28/03), o Atendimento Diário Emergencial (ATENDE) Vila Leopoldina, o quinto a ser inaugurado, reservou o período da tarde para promover reflexões, diálogo e interação entre os conviventes do serviço. Com a presença de 20 pessoas, entre homens e mulheres, o Cine Debate apresentou o documentário “Curta Calçada”, no qual trabalha com a realidade da população em situação de rua e a quebra de paradigmas sociais.

A atividade foi realizada em conjunto com o Centro de Convivência É de Lei, organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua no desenvolvimento da cidadania e na defesa dos Direitos Humanos de dependentes químicos. Eles trocaram conhecimentos sobre o uso de drogas abordando a questão da Redução de Danos.

Segundo a técnica psicóloga do ATENDE Vila Leopoldina, Caroline Azevedo, depois de assistirem ao documentário, formaram uma roda com os conviventes para discorrer sobre a temática apresentada, expondo suas vivências, angústias, dificuldades encontradas nas ruas, desejo de mudança e possibilidades de ajuda.

Caroline também comentou que essas rodas de conversas auxiliam na aproximação entre os conviventes e funcionários do ATENDE. “A importância da ação se mostra na formação de vínculo, na reflexão da existência, dos cuidados à saúde e às melhorias de vida”, completou.

O Cine Debate foi marcante para o convivente Rodrigo Oliveira, 37 anos. Ele, que se sentiu representado por viver tudo aquilo que assistiu, prestigiou a escolha do documentário. “Mostrou a realidade e as pessoas puderam expressar o porquê de estarem nessa vida. Tem muita gente com talento pra compartilhar, mas deixou a droga destruir”, contou.

“Muitos deles querem se salvar e ter um futuro pela frente, e todos ainda podemos ter uma chance de vida. É só dar oportunidade, respeito e confiança”, finalizou Rodrigo.