SAICA Nova Geração realiza oficinas para crianças e adolescentes

Grafite e culinária foram oportunidades para desenvolver criatividade e cooperação

Fotos: Divulgação
Texto: Juliana Liba

Olhares atentos, curiosos e cheios de orgulho. Isso foi o que o Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA) Nova Geração pôde proporcionar para seus conviventes durante as oficinas de culinária e grafite, realizadas no dia 14/04.

O final de semana das crianças e adolescentes da casa começou com clima de diversão. Com 13 participantes, o muro do serviço ganhou cor e customização, proporcionando um ambiente mais acolhedor. Foi a partir da oficina de desenho, organizada por orientadores socioeducativos e voluntários, que os jovens traçaram o que gostariam de grafitar.

Foi a primeira experiência que tiveram com o grafite e o objetivo era potencializar as criações, valorizar o território, compreender apropriação cultural e social e integrar com diferentes linguagens através da arte. Segundo a pedagoga do SAICA, Patrícia Santiago, a atividade gerou interesse e empolgação ao verem seus desenhos reproduzidos no muro da casa.

“Os pequenos queriam pintar o dia inteiro e questionavam se seus desenhos estavam lindos, os adolescentes perguntavam aos voluntários se eles trabalhavam com aquilo, e como fazia para trabalhar com grafite”, disse Patrícia.

No período da tarde, o espaço de aprendizagem para oito crianças, de dois a 11 anos, foi a cozinha, onde prepararam biscoitos amanteigados e puderam se divertir durante o processo. O intuito da oficina é despertar o gosto por cozinhar, desenvolver e estimular a coordenação motora, exercitar a memória, concentração e paciência, trabalho em equipe e noções de higiene para preparos de alimentos.

As crianças interagiram e contribuíram seguindo as orientações e apoio da cozinheira do SAICA. O sentimento era de satisfação por estarem preparando os biscoitos e realização dos elogios feitos por todos da casa ao experimentarem no lanche da tarde.

Segundo a gerente do local, as atividades que envolvem culinária sempre despertam o interesse e a participação das crianças. “São oportunidades para desenvolver a criatividade, cooperação e integração entre elas. Também os sentimentos de participação e responsabilidade ficam mais evidentes transformando essa atividade num gostoso momento de aprendizado e diversão”, contou a gerente Rosa.

A oficina de culinária faz parte do planejamento mensal e está prevista para acontecer novamente no próximo mês. A equipe do serviço já iniciou elaboração de novas oficinas de grafite, criação e intervenção com desenho devido ao grande interesse.