NAISPD III trabalha independência de conviventes com a realização de oficina de chocolate

Texto: Letícia Weinz
Fotos: Divulgação 

Inclusão e autonomia. Esse foi o objetivo para a realização da oficina de chocolate proporcionado pelo NAISPD III – Núcleo de Apoio à Inclusão Social para Pessoas com Deficiências a partir de 15 anos, conveniado com a LACE, em Parelheiros. A oficina foi realizada no dia 23 e 24 de abril (ainda em comemoração a Páscoa), para os conviventes e familiares.

Com a atividade socioeducativa, os conviventes puderam trabalhar a independência, realizando pirulitos de chocolate na oficina. As famílias também tiveram a oportunidade de participar, a fim de consolidar o vínculo familiar e a integração social. A oficina serviu também para que os familiares pudessem entender o trabalho que é feito com os conviventes. “As famílias conseguiram ver como eles são bem tratados e entenderam que o suporte deles é muito importante para essas pessoas”, comentou Sandra, gerente do NAISPD III.

Segundo a assistente social Juliana, os conviventes adoraram cobrir a bolacha (que foi a base do pirulito) com chocolate. Para ela, é importante os familiares participarem, pois eles podem observar que atividades os conviventes podem realizar sozinhos ou juntos. “Queremos trabalhar a autonomia deles, mostrar que eles sabem dividir e compartilhar. E criar um fortalecimento do convivente junto com a família”, afirmou.

O trabalho desenvolvido já faz parte da grade do serviço. Todo mês é realizado oficinas de acordo com temáticas e datas comemorativas, além da produção da horta.