1° Sarau Cultural é realizado no CCA São João Batista

Objetivo do evento foi promover a interação e conhecimento entre os jovens

Fotos: Divulgação
Texto: Letícia Weinz

No último sábado (28/04), foi realizado o 1° Sarau Cultural do CCA – Centro para Crianças e Adolescentes - São João Batista, localizado na Chácara Santo Antônio. O intuito do evento foi trabalhar a interação e o conhecimento das crianças e adolescentes.

As crianças e os adolescentes tiveram a oportunidade de organizar e executar todo o sarau, juntamente com o auxílio das educadoras, desde a montagem de painéis e cartazes até a criação de poemas.

Segundo a gerente Rosangela, a ideia de realizar um sarau partiu do princípio que as crianças iriam interagir e participar de uma forma mais intensa, do que somente realizar uma feira cultural. “Até as crianças mais tímidas participaram, e isso é importante para o desenvolvimento deles, pois a vida toda precisamos conversar com as pessoas”, comentou.

Os pais puderam ver os filhos cantarem, tocarem, declamarem poemas e até a jogarem capoeira, em que o instrutor Mauro pôde ter a chance de ensinar de forma voluntária, a pedido das próprias crianças e adolescentes. “Nós recebemos até dois adolescentes que já foram do CCA. As crianças puderam tocar violão pros colegas e pais, e, além disso, criaram um caderninho de poemas para declamarem”, afirmou a gerente do CCA.

Além disso, para Rosangela, o sarau foi importante para despertar o interesse da leitura entre os jovens. “Com a facilidade da tecnologia, eles esqueceram o que é ler. Então despertamos esse interesse e motivação neles”, disse.

O trabalho para o desenvolvimento do sarau durou cerca de dois meses. Para eles entenderem o que era esse tipo de evento, as socioeducadoras trouxeram pesquisas, poesias, vídeos, músicas, autores, histórias e até pessoas de fora para explicarem. “Quando trouxemos a proposta eles ficaram meio sem saber o que era, mas depois que absorveram as informações, eles se empenharam bastante na organização. Teve até oficina de artesanato e camiseta customizada por eles para usarem no dia”, comentou a socioeducadora Dora.

Foram, ao todo, 68 famílias que participaram do sarau e que puderam ver de perto toda a participação dos filhos. “Nós trabalhamos tudo, a questão da leitura, raciocínio, timidez, o conhecimento e até o vínculo familiar, pois os pais também participaram e se emocionaram bastante”, afirmou Dora.

O sucesso do Sarau foi tanto, que a intenção do CCA São João Batista é promover um a cada semestre. “Foi um desafio totalmente positivo e todo mundo adorou. Nós vamos nos programar pra realizar o segundo sarau no próximo semestre”, finalizou a socioeducadora.