Conviventes da instituição NCI Ecos visitam o museu Ema Klabin

Foto: Divulgação
Texto: Andressa Trogiani

A parceria firmada entre a SMADS e a Fundação Ema Klabin, une esforços e viabiliza passeios ao museu com intuito de proporcionar momentos de lazer e cultura aos visitantes, dessa vez, os idosos do NCI ECOS - Núcleo de Convivência para Idosos – Espaço Comunitário Solidário, puderam desfrutar de uma tarde de estímulos e consciência cultural dentro do instituto.

Com o objetivo de estabelecer uma conexão entre a coletânea e vida da colecionadora Ema Gordon Klabin com o cotidiano dos visitantes, as visitas a Fundação são desenvolvidas a partir de conteúdos e propostas poéticas, educativas e lúdicas que consideram o perfil e especificidade de cada grupo.

O encontro propiciou aos idosos o contato com um espaço educativo e distinto do território que eles residem, além de ter despertado o interesse por novas experiências culturais.

“O passeio foi enriquecedor culturalmente, foi possível identificar a satisfação dos idosos no momento da visita e pelos relatos posteriores à experiência”, afirma Ana Miriam Fernandes Preto, psicóloga do núcleo de covivência da NCI ECOS.

O espaço propõe o estimulo visual e a reflexão sobre o museu, onde cada visitante pode fazer descobertas trazendo suas próprias experiências a fim de perceber que a casa é um local plural de ideias e olhares. “Um lugar lindo e de paz”, esse é o sentimento da convivente Aparecida Cristina Skulski.

A coordenadora educacional do museu Cristiane Alves, explica que firmar parceria com a SMADS é unir esforços e integrar a expertise de cada um dos parceiros com o objetivo de possibilitar visitas dos grupos ao museu. “Dessa forma podemos fomentar nos participantes o interesse por, também, acessar outros aparelhos culturais na cidade, trabalhando em conjunto para a formação de público cultural”, completou.