Segunda etapa de capacitação para implantação do Programa Criança Feliz é realizada na cidade de São Paulo

Primeira etapa contou com capacitação para multiplicadores, que agora estão passando as diretrizes a 820 profissionais


Foto: Divulgação

O Espaço Público do Aprender Social (ESPASO) está recebendo a segunda etapa da capacitação para implantação do Programa Criança feliz. Esta etapa tem como objetivo capacitar cerca de 820 profissionais dentre servidores das Supervisões de Assistência Social (SAS), Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e dos 54 Serviços de Assistência Social à Família (SASF). Entre os profissionais estão os gerentes e técnicos dos serviços/supervisores, orientadores socioeducativos e visitadores que atuarão no Programa.

A capacitação tem como responsável a coordenadora da proteção social básica de SMADS, Sylmara Andreoni Vettorelo Ramires. A equipe técnica responsável pela multiplicação será Carla Terezinha da Silva Nunes Clementino, Conceição Lopes da S. Mingato, Denise Aparecida de Freitas, Eliane Alves Faria, Lucia Ranzani Daie, Margarida Taddeo Nastri, Marina Lopes Fernandes Alves, Nilda Keiko Toyomoto Ito, Rina Cleide Nemenz, Vera Maria de Mattos e Wilson Carlos Simões de Oliveira. “A primeira etapa capacitou os multiplicadores, que agora passarão as diretrizes aos profissionais dos serviços da rede socioassistencial da SMADS”, afirmou Sylmara.

A primeira etapa do processo de capacitação foi realizada sob as diretrizes do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) e coordenado pela Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social e SMADS, as quais as equipes serão multiplicadoras para todos os profissionais que agora estão sendo capacitados. Os pilares do programa são a realização de visitas domiciliares e a integração das políticas públicas de saúde, educação, assistência social, cultura e promoção e defesa dos direitos da criança no âmbito do Município.

Em 14 de agosto de 2017, por meio da Resolução COMAS-SP n° 1232 foi aprovado o Termo de Aceite ao Programa Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social para o município de São Paulo, integrada com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDS) com reuniões de alinhamento e oficinas dos profissionais da rede socioassistencial do município.