ATENDE 3 proporciona aos conviventes preparação para inserção no mercado de trabalho

Texto: Lara Machado
Fotos: Divulgação

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, por meio da Unidade Emergencial de Atendimento – ATENDE 3, oferece uma vasta programação de atividades a cada semestre. A oficina de empregabilidade é uma delas e permite que o convivente descubra suas habilidades, confeccione currículos, tenha orientação sobre seleção, entrevista, além da oferta de vagas de emprego.

Sob o comando da psicóloga Edilene Silva, a oficina, que já teve adesão de quase 200 pessoas, é parte integrante da grade de atividades que acontece sempre às segundas-feiras pela manhã e tem como complemento o atendimento individual. O chamado “Banco de Talentos” é uma espécie de escuta diferenciada, um momento em que o convivente pode falar suas intenções em relação aos projetos de vida, da busca pelo emprego, facilitando assim, a triagem por parte da equipe do ATENDE que pode direcionar a empregabilidade retomando aquilo que ele já teve um dia. “No começo foi desafiador pois tinha a questão de tirá-los do ócio para colocá-los em contato com a atividade. Mas eles aderiram muito bem, se interessam e pedem para participar. Isso trouxe para os conviventes a oportunidade de estarem atuando, se sentindo úteis”, comentou a psicóloga.

A equipe mantém um cadastro dos conviventes que estão habilitados para o mercado de trabalho. Alguns, inclusive, já foram contratados pela Associação Evangélica Beneficente – AEB que presta serviço ao ATENDE e outros conseguiram trabalho por meio de entrevistas e envio de currículos.

“Creio que essa atividade ajuda a pessoa a descobrir as habilidades e promove a inserção no mercado de trabalho e os caminhos para a autonomia”, comentou Mabel, gerente do serviço.

Outras oficinas também fazem parte da programação como argila, roda de convívio e redução de danos.

As Unidades Emergenciais de Atendimento (ATENDE) fazem parte do projeto Redenção. O local é destinado ao acolhimento e atendimento de dependentes químicos, e são disponibilizados serviços de higiene pessoal, alimentação e ressocialização para os beneficiários. Atualmente são cinco unidades que oferecem atividades desenvolvidas ao longo do dia e serviços disponibilizados para higiene pessoal. Todos equipamentos seguem a mesma infraestrutura e modelo de atendimento.