Centro Temporário de Acolhimento de São Mateus faz festa junina com participação de venezuelanos

 

Texto: Juliano Damasco
Fotos: Divulgação


Os Centros de Acolhidas continuam fazendo festas de São João para animar e divertir seus conviventes. No último sábado (23/06), foi a vez do CTA São Mateus organizar uma festa para 70 pessoas, conviventes e funcionários.

A celebração contou com muita música, brincadeiras e atividades, dentre elas uma dança das cadeiras, onde o vencedor ganharia um brinde. Os brindes foram elaborados através de itens doados ao CTA. Já na parte de alimentos, houve a parceria do Instituto Venezuela e também da própria instituição para que fossem consumidos todos os alimentos e bebidas típicas da festa de São João como paçoca, pipoca doce e salgada, bolo de milho, refrigerantes e sucos.

Como o CTA São Mateus vem acolhendo muitos venezuelanos refugiados, a festa teve um valor simbólico ainda maior. “O intuito é a participação e envolvimento dos acolhidos nas atividades realizadas. Consideramos um momento de escuta, lembranças e vivências, por mais que não seja uma festa típica dos venezuelanos, os remete ao convívio familiar”, comentou a assistente técninca do serviço Aline Rodrigues.

Pedro Rodriguez, convivente venezuelano disse que “a festa estava muito boa, teve muita comida, refrigerante, dança, muita gente e amigos. Todos juntos”, afirmou. Rafael Ramon também ressaltou o ótimo clima na festa “Foi tudo muito bem, nos divertimos e nos distraímos muito”, contou.