Morada São João promove duas comemorações juninas com apoio de voluntários

Fotos: Divulgação
Texto: Juliana Liba

Cerca de 210 idosos do Centro de Acolhida Especial (CAE) Morada São João, serviço conveniado à SMADS em parceria com a ONG Serviços Assistenciais Senhor Bom Jesus dos Passos, puderam desfrutar de duas comemorações juninas regadas de muita diversão. Eles festejaram ao som de músicas, comida típica, casamento caipira, quadrilha e bingo, contando com a participação e apoio de voluntários.

Segundo a equipe, o objetivo de realizar este tipo de atividade é trabalhar com o idoso o despertar de todos os sentidos, por exemplo, a memória afetiva. E principalmente, quebrar o estigma de que envelhecer é parar, ou seja, mostrar que é continuar a viver.

Para a senhora Maria Gilda Borges, 79 anos, a comemoração de São João trouxe boas sensações e oportunidades. Ela nunca havia casado, e mesmo de brincadeira, ficou feliz por ser a noiva caipira. “Gostei muito, parecia que eu tinha rejuvenescido”, compartilhou.

O CAE Morada São João recebeu suporte de dois grupos voluntários, que puderam contribuir com salgados e doces, além de interagirem com os acolhidos para levar alegria. No dia 16/06 esteve presente o grupo Amigos da Liberdade e no dia 24/06, o Pedal Voluntário, turma que doou 160 cobertores para serem distribuídos aos idosos.

De acordo com a psicóloga do serviço, Camila Milioto, o voluntariado aparece como uma troca de experiências, não somente é beneficiado aquele que recebe a ação, mas também aquele que o promove. “A mudança de clima, pessoas e ambiente favorece o despertar de novos conhecimentos, as atividades propostas por grupos de saúde, ações sociais, parcerias com faculdades só têm a contribuir para a visibilidade do trabalho da assistência social e para a alegria na rotina dos idosos da casa”, comentou Camila.

A festa foi marcante para a dona Jurema Manoel Carlos, 75 anos, que aproveitou todas as coisas boas. “Ficou na história pra mim, quero estar viva para assistir outras festas dessas aí”, contou.