Aulas de música do CTA Vila Mariana proporcionam crescimento pessoal aos conviventes

Fotos: Divulgação
Texto: Luanna Marin

A música possui um poder singular de transformar e promover a união. O feito de cantar ou escutar uma canção pode desencadear consequências emocionais no indivíduo. Pensando no efeito que a musicalização pode trazer à vida de um individuo, o Centro Temporário de Acolhimento (CTA) Vila Mariana, desde outubro de 2017, adicionou ao seu currículo de atividades as aulas de música que vão desde canto até teclado. As aulas acontecem de segunda à sexta-feira, no período da tarde, com a proposta do uso de um instrumento diferente por dia.

A gerente do espaço, Silvia Prates, conta que a participação dos conviventes é ótima, com uma frequência grande. A mesma também garante que as aulas destinadas aos conviventes tem o papel importante na socialização e melhora de cada um. “Eu percebo também que o emocional deles é trabalhado, principalmente para aqueles que são mais agitados, pois ao saírem da das aulas eles se mostram mais calmos, essa é a parte boa”, comenta Silvia.

O professor da turma, Lucas de Jesus, acredita no poder da arte como reabilitação do indivíduo, e garante que no CTA Vila Mariana, as aulas são ministradas com o objetivo de proporcionar um processo lúdico e criativo no qual os alunos são conduzidos a uma conexão com o processo transformador da música.

“A música traz consigo a capacidade de expressão e manifestação dos mais variados sentimentos e emoções da psiquê humana, possuindo a capacidade de conduzir pessoas de um estado de estresse e caos a uma condição de clareza, paz e revitalização emocional”, afirma Lucas.

As aulas, que já tem calendário fixo na grade do espaço, possibilitam o uso da arte como ferramenta de crescimento pessoal, além de potencializar a capacidade artística de cada convivente através da música.