Cerimônia de Formatura dos alunos de Capacitação 2018 da Unibes é realizada com sentimento de gratidão

Os jovens alunos comemoraram a conclusão dos cursos que os qualificam para o mercado de trabalho

 

Texto: Glauber Luciano

Fotos: Laura Leal

Na quinta-feira, 28 de junho, ocorreu a cerimônia de formatura dos alunos de Capacitação 2018, da União Brasileiro-Israelita do Bem-Estar Social (Unibes), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS). Os cursos de capacitação se torna o primeiro passo, na vida desses jovens, no caminho profissional. Ao todo foram 350 formandos, de 15 a 29 anos, nos cursos de Rotinas de Escritório, Atendimento em Restaurantes, Hotelaria, Montagem e Manutenção de Computadores e Web Design, que cantaram paródias de músicas atuais, em agradecimento à Unibes e à oportunidade que agora têm de ingressar em empresas parceiras.

Participaram do evento e fizeram parte da mesa de honra, a presidente executiva da Unibes, Denise Antão, o vice presidente da Unibes, Gabriel Zitune, a secretária-adjunta da SMADS, Gitane Natache Saraiva Leão, o deputado federal, Floriano Pesaro, os vereadores Gilberto Natalini e Fernando Holiday, dentre outros.

A presidente da Unibes, abriu o evento discursando sobre como os horizontes dos alunos agora é muito mais amplo. “Nós demos asas para vocês. Agora o céu é o limite. Estamos aqui torcendo para o sucesso de vocês”, declarou Denise.

A Unibes tem o objetivo de fornecer educação de qualidade, capacitar para o trabalho, desenvolver a autonomia individual e disseminar o interesse pela cultura. Atende crianças, adolescentes, idosos e famílias e promove cuidados com a saúde e resgate da autoestima. Hoje são atendidos mais de 15 mil pessoas pela Instituição.

A secretária-adjunta da SMADS, Gitane Leão, destacou que mesmo com as dificuldades do dia a dia, a formatura é a conquista de uma etapa na vida desses alunos. “Acordar às 5 horas da manhã, pegar transporte público e outras dificuldades é apenas um pedaço de nossas vidas. Mas o mais importante é que tudo que passaram serve para terem ideia de como fazer diferença no mundo. Parabéns!”, congratulou.

A SMADS, por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), encaminha adolescentes, jovens e adultos, com idade a partir de 15 anos, em situação de vulnerabilidade social, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e para o desenvolvimento dessas pessoas. Nos envios são respeitadas a data de início dos cursos e a necessária escolaridade em acordo com a especificidade do curso.

No final, o mestre de cerimônia pediu que 25 alunos ficassem em pé e declarou que estes eram os primeiros aprovados para iniciar novos empregos em empresas parceiras da Unibes. Um desses foi Roberto Santos de Souza, aluno de Rotinas de Escritório. “A Unibes mudou muito minha vida, porque entrei de um jeito e saio de outro, com maiores expectativas, com meus conhecimentos aprimorados e um sentimento de gratidão verdadeiro. Agora quero crescer na empresa e, quem sabe, um dia, poder ajudar os jovens da Unibes”, disse.