ATENDE 5 realiza exames preventivos para a população em situação de rua

O objetivo da ação foi proporcionar um diagnóstico positivo do HIV/Sífilis precocemente

Foto: Divulgação
Texto: Juliana Liba

Na última sexta-feira, 29/06, a Unidade Emergencial de Atendimento (ATENDE 5) – Vila Leopoldina - realizou evento para exames preventivos de DST/AIDS, no qual contou com 32 testes rápidos de conviventes que frequentam o equipamento e arredores.

A ação, exercida pelo Serviço de Assistência Especializada da Lapa (SAE LAPA) e organizada pelo Consultório na Rua ECR BOMPAR - UBS Parque da Lapa, contou com uma equipe multiprofissional, entre assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem, agentes de saúde, terapeuta ocupacional e orientador socioeducativo.

De acordo com a assistente social do ATENDE 5, Luana Silva, o objetivo do evento foi proporcionar um diagnóstico positivo do HIV/Sífilis precocemente, uma vez que o público atendido encontra-se em vulnerabilidade social e está mais suscetível a esse tipo de risco. “Isso permite que o paciente comece o seu tratamento no momento certo e tenha uma melhor qualidade de vida”, explicou Luana.

Para a realização dos testes, foi disponibilizada uma sala para coleta do sangue e outra para as orientações. Ao receberem o resultado, os pacientes passaram por um processo de aconselhamento feito de forma cuidadosa e sigilosa pela equipe do SAE, o intuito é de facilitar a interpretação do resultado.

A gerente do espaço, Marlene F. Silva, destaca que diante do exposto que o território em questão apresenta, a intenção é continuar com essa ação. “Gostaríamos de realizar a cada três meses, no entanto por se tratar de uma parceria, contamos com a disponibilidade de agenda das equipes”, disse.