Centro POP Santana comemora três anos de existência

Fotos: Laura Leal
Texto: Letícia Weinz

Nesta sexta-feira (06/07), o Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP) Santana, comemorou três anos de existência. E para celebrar esta data foi realizada uma grande festa com os técnicos e conviventes.

Durante a recepção dos convidados houve a apresentação de um músico para animar o local. O início do pronunciamento dos gestores e autoridades presentes se deu com a gerente do Centro POP Santana, Suelaine, que agradeceu pelo apoio de toda a equipe e demonstrou orgulho de estar coordenando o local há nove meses.

A supervisora do SAS Santana, Vivian Soares, foi muito enfática ao mostrar a importância do serviço. “No início, nós atendíamos apenas uma pessoa e hoje tenho o orgulho de dizer que atendemos uma média de 600 a 700 pessoas por mês aqui. A casa é pra ajudá-los a saírem dessa situação de rua e a realizar o sonho de vocês, que é ter uma casa, uma família. O sonho vale a pena ser vivido”, explicou para os conviventes presentes no local.

Após o pronunciamento de outros técnicos e autoridades, houve a declaração dos conviventes. Para Daniel, que veio do Rio Grande do Sul e está há 17 dias no Centro POP, só tem a agradecer pela ajuda. “Um passo de cada vez, vou reconquistar tudo o que eu perdi”, disse.

O convivente Mauricio, que é caminhoneiro, reconhece o valor do serviço. “Fui muito bem recebido aqui e estou muito agradecido por estar com vocês. Desde a pessoa que está lá na frente, até a pessoa que mantém tudo isso. Se não são vocês, a gente chega ao fim da estrada e cadê a ponte? Vocês estão sendo a ponte para que nós possamos chegar ao futuro melhor”, comentou, emocionando a todos.

Para finalizar, foi entregue um relatório para todos sobre o Centro POP Santana e a avaliação de técnicos e conviventes. Os conviventes também ganharam uma pequena lembrança e houve a comemoração com um bolo e salgados.

CENTRO POP

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) tem o propósito de atender famílias e indivíduos nas mais diversas situações de vulnerabilidade social ou violação de direitos. As unidades do Centro POP são geralmente imóveis alugados, cedidos ou públicos. Além disso, a abordagem é distrital ou regional. Os usuários do serviço são famílias e indivíduos que vivenciam violação de direitos como violência física, sexual, psicológica, situação de rua, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, entre outros.

As formas de acesso ao serviço são várias. A primeira, e mais comum, é por identificação e encaminhamento pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que analisa toda a situação de vulnerabilidade. Os outros tipos de acesso são por serviços de proteção e vigilância social, por encaminhamento de outros serviços socioassistenciais, das demais políticas públicas setoriais, dos demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos ou por demanda espontânea do indivíduo ou família. Todos os casos de acolhimento pelo Centro POP têm uma base de acompanhamento técnico especializado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que tem como propósito potencializar a capacidade de proteção da família, além de favorecer a reparação da situação vivida.