Oficina de contação de histórias proporciona momentos de lazer e cultura aos idosos do CRECI

Fotos: Laura Leal
Texto: Juliana Liba

Nas duas últimas semanas, 20 idosos do Centro de Referência da Cidadania do Idoso (CRECI), serviço conveniado da SMADS em parceria com a Coordenação Regional das Obras de Promoção Humana (CROPH), puderam despertar imaginação e sensações ao apresentarem histórias durante a IV Mostra do Poder do Conto.

Realizada internamente nos dias 04 e 11/07, a atividade pertence ao curso de contação de histórias que acontecem às quartas-feiras desde 2014. A oficina visa, além do entretenimento, o exercício da memória.

A coordenadora Cleusa Santo procura dar liberdade aos participantes para escolherem os contos, mas indica alguns textos e dá dicas de figurino, postura de voz, como se portar e também explica a diferença de como contar para crianças e adultos.

Após dois dias de apresentação, Cleusa ficou contente com o resultado. “A sensação é de dever cumprido, porque o objetivo foi alcançado e cada um passou por essa experiência de palco”, contou.

Emoção e alegria também não faltaram para os idosos durante a Mostra. Plinio Laurenti, 93 anos, depois de apresentar a história do caixeiro-viajante ficou feliz com os elogios. “Fui prestigiado pela forma que contei, porque a versão original é muito complicada, então coloquei minha essência”, falou Plinio.

O evento contou com homenagens e o senhor Bertoldo Alves, 71 anos, foi um deles. Ele começou a escrever quando tinha 16 e adorava passar o tempo fazendo versos. Poesia é o que mais gosta de fazer e o curso fortalece o laço que tem com a literatura desde menino. “Vou continuar escrevendo enquanto estiver vivo”, compartilhou.

Com direito a coroação, Rosinha Noronha de 75 anos foi a vencedora do primeiro dia. Para contar a história do vestido de formatura, ela se produziu com tecidos e flores azuis para ilustrar a apresentação. “Olha, acho que todo mundo deveria ter ganhado, porque estavam todos de parabéns e foram ótimas histórias”, disse Rosinha.

O grupo Poder do Conto não atua somente no CRECI, mas também se apresenta em outras instituições que a CROPH coordena.