Encontro debate sobre tuberculose com funcionários dos serviços socioassistenciais

 

 

Fotos: Divulgação
Texto: Andressa Trogiani

Evento promovido pela Supervisão de Assistência Social - SAS Sé, em parceria com o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua - Centro POP Santa Cecília e a Secretaria Municipal da Saúde, debateu, no dia 05/07, sobre a doença tuberculose. O objetivo da palestra foi capacitar os orientadores sociais dos serviços de população de rua, disseminando informações sobre transmissão, contágio e tratamento.

A apresentação foi realizada pelas palestrantes Fátima Portela e Rosely Sevciovic da equipe do Programa de Controle de Tuberculose – Unidade de Vigilância em Saúde (PCT UVIS Sé). Os participantes puderam tirar dúvidas e trazer para discussão casos do dia a dia nas unidades de atendimento.

A coordenadora do Centro POP Santa Cecília, Claudia Ribeiro, ressalta que os usuários da política com indicação da doença têm prioridade na vaga fixa e em Centro de Acolhida próxima a unidade de Saúde. “A tuberculose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria e se não tratada poder chegar à morte, dentre os grupos de risco para adoecimento, o mais propenso à contaminação é a população de rua", explicou.

A população em situação de rua apresenta maior risco de adoecimento por tuberculose devido às condições de saúde e de vida a que estão expostos. Prevenir e conscientizar mantendo todos informados quanto ao tratamento e cura é uma forma de combater a doença.

O encontro contou com a participação de 140 pessoas entre orientadores, técnicos e gerentes dos serviços socioassistenciais. Para saber mais sobre o assunto clique aqui.