ESPASO realiza capacitação para trabalhadores sociais da Rede Socioassistencial

Fotos: Divulgação
Texto: Lara Machado

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) cumprindo o Plano Municipal de Educação Permanente organizou capacitação para os trabalhadores que atuam na rede socioassistencial parceira. O evento organizado pela Coordenação de Gestão do Trabalho/ESPASO teve início no último sábado (14/07) e vai até o dia 29 de setembro. O público alvo são trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) que atuam nas unidades conveniadas e também os estagiários. O objetivo é alinhar conceitos e conteúdos, além de promover de vivências por meio de dinâmicas reflexivas.

Inicialmente foram abertas quatro turmas mas a grande demanda levou o ESPASO a ofertar mais três. Os encontros, divididos em módulos, acontecem três vezes com duração de cinco horas cada. Os três conteúdos são: Introdução ao Sistema Único de Assistência Social – De Onde Viemos e para Onde Vamos; Vulnerabilidade e Risco – Trabalhando com Ativos e Trabalho com Famílias.

A técnica Cristina Giugno, comentou sobre os retornos positivos dos participantes já no primeiro encontro. “A grande inovação desta proposta não está somente no público alvo nem na realização da capacitação aos sábados mas sim, de forma contundente, no diálogo que estabelecemos com estes pares durante o curso.”

Flávia, da ONG ECOS e uma das alunas da primeira turma do curso, demonstrou estar bastante contente com a capacitação. “Apesar do conteúdo ter bastante informação, a aula foi realizada de forma fluída e leve, com associações de diversos tipos que aproximam realmente das nossas práticas do território levando à reflexão, tendo espaço para pontuações, dúvidas e feedbacks em relação às atividades propostas, o que tornou esta manhã de aprendizado um momento interessante e não cansativo.

Os materiais da capacitação estarão disponíveis online, assim como as avaliações e certificados, gerando economia de recursos.