Festa julina do ATENDE 5 propicia convivência social e autoestima de conviventes

Eventos como esse podem promover redução de danos

Fotos: Divulgação
Texto: Juliana Liba

Pensando na socialização da população em situação de rua e dependentes químicos, a Unidade Emergencial de Atendimento (ATENDE) 5 – Vila Leopoldina realizou uma festa julina no último dia 07/07. Com início no final da tarde, a comemoração teve a presença de 150 pessoas, que se divertiram com brincadeiras típicas, música, comidas, bebidas, quadrilha e brindes.

O evento contou com a parceria da equipe do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) IV Lapa e também com doações de refrigerantes de amigos e parceiros. Com descontração, risadas e interação social entre os funcionários e conviventes, o serviço trouxe como principal fator a convivência e a autoestima.

Para o convivente sr. Jair Damásio, 62 anos, que participou das brincadeiras e de quebra ganhou brinde, a festa foi ótima. “Ela serviu para deixar o ambiente mais alegre e trazer para todos um momento de prazer dentro das dificuldades que passam no dia a dia”, contou.

Segundo o assistente social do ATENDE 5, Anderson S. dos Santos , atividades como essa além de trazer alegria e diversão, ajudam na diminuição do uso de substâncias psicoativas, podendo promover, mesmo que de forma inconsciente, a redução de danos. “Trazer a dignidade humana e também a resiliência faz com que o convivente no território resgate seus direitos fundamentais à medida que os profissionais de Assistência Social fazem com que se sintam importantes”, ressaltou Anderson.