Centro Temporário de Acolhimento - Família firma parceria com ONG para ação voluntária de cuidados para cães dos conviventes

Texto: Luanna Marin
Fotos: Divulgação

A tão conhecida frase “o cão é o melhor amigo do homem” ultrapassa fronteiras e é entendida em todos os cantos do mundo. É bem verdade que o cachorro é uma excelente companhia, mas, além disso, é benéfico para nossa saúde física e emocional, independente da idade.

Conviver com um amigo canino diminui a solidão e reduz o estresse, além de ter um fiel companheiro para todas as horas, pois eles não distinguem por raça, cor ou nacionalidade, apenas oferecem carinho e muita diversão. Pensando nisso, o Centro Temporário de Acolhimento Família, que desde outubro de 2017 abriga os cachorros dos conviventes do espaço, firmou parceria com a ONG Moradores de Rua e Seus Cães, responsável por cuidados de higiene e saúde para cães.

A ação voluntária ocorreu no último domingo, 08/07, com inicio das atividades às 10h da manhã. A organização ficou por parte da assistente social do espaço, Adriana, que garantiu que a ação pudesse contemplar todos os cães do serviço.

Para o gerente do espaço, Diego Souza, a ação tem grande importância tanto no quesito de humanização e cuidados, mas também, pelo fato de se ter alguém com propriedade no assunto para tratar com os conviventes. “O objetivo da parceria na verdade é termos alguém com expertise para lidar com o assunto e orientar a todos de forma profissional”, afirma Diego.

Durante o evento, os cachorros tomaram banho e foram tosados, alguns deles foram encaminhados para castração e todos receberam doação de ração, além de ser examinados para verificação de eventuais doenças e infecções.

Diego afirma que o trabalho de sua equipe é também de conscientização diária sobre a importância no ato de cuidar dos cães, manter o local limpo e alimentá-los corretamente, mas que o grande impacto da ação é proporcionar o contato profissional para que a orientação seja mais precisa.

“Entendemos que mesmo com nossas orientações, a palavra de um especialista parece ter mais validade e um peso diferente, o que interfere diretamente na forma como nossos conviventes podem agir daqui pra frente, mais conscientes e preocupados”, comenta.

Para além da ação voluntária para os cachorros, os conviventes foram recebidos com um café da manhã e kits de higiene pessoal, tornando o dia especial para todos.