Reunião que trata do uso das drogas é tema de palestra apresentada no CREAS Santana

Fotos: Laura Leal
Texto: Andressa Trogiani

Falar sobre temas que impactam na vida dos conviventes é a proposta do Núcleo de Proteção Jurídico Social e Apoio Psicológico (NPJ) do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Santana que desde 2015 promove mensalmente encontros com as famílias e usuários do serviço.

No último encontro, realizado dia 18/07, o tema abordado foi “O uso de drogas”. A palestra foi ministrada por policiais militares do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (PROERD) com o objetivo de dar continuidade ao trabalho desenvolvido sobre drogas pelas assistentes sociais do NPJ, ficando assim como um segundo módulo.

“Temos muitas famílias que vivem em alguma situação de drogadição, achamos interessante falar sobre as drogas, entendendo quais são os tipos e efeitos para conhecimento”, explica Haydée Mina Kubo, assistente social do NPJ.

A usuária do serviço, Rosália Ferreira dos Santos, conta que gostou e aprendeu com a apresentação. “Eu amei a presença das policiais explicando pra nós tudo direitinho, principalmente o Narguile, pois tenho netos que gostam”.

A coordenadora do CREAS Santana, Nívia de Simone da Silva Soldera, ressalta que as palestras são feitas todo mês debatendo diferentes conteúdos, de uma forma que facilite e proporcione a possibilidade de melhora na qualidade de vida e convivência dos usuários.

“Trazemos esse público para o CREAS visando à superação da violência para que no convívio diário eles possam enxergar novos pontos de vista”, conta Nívia.

Os encontros acontecem toda terceira quarta-feira do mês e em agosto o tema a ser discutido já foi definido será o enfrentamento da violência doméstica com intuito de provocar a reflexão das famílias.

O evento contou com a participação dos SAICAS, adolescentes e as famílias usuárias do CREAS.