CTA Aricanduva comemora um ano de funcionamento

O serviço proporcionou diversas atividades ao longo do dia para conviventes e convidados

Fotos: Divulgação
Texto: Juliana Liba

Logo no café da manhã, o Centro Temporário de Acolhimento (CTA) Aricanduva passou a ter um dia especial. Com cardápio diferenciado e ao som de violão, o serviço, mantido em parceria com a Associação Cultural Nossa Senhora, iniciou a confraternização de um ano de funcionamento no dia 17/07.

Nas cores azul e branco, o equipamento estava todo decorado para comemorar o aniversário, que contou com a presença de, aproximadamente, 230 pessoas. Funcionários, familiares, conviventes, parceiros e doadores da região puderam aproveitar o dia com apresentações musicais, gincanas e bingo, além de se emocionar com a retrospectiva e se deliciar com bolo.

Segundo a técnica especializada do CTA, Adriana Cristina Rio Branco, o ponto forte foi a participação total dos conviventes. “Eles são alegres, então vibraram muito, dançaram, pediram música e até relembraram o passado”, contou.

O evento também teve espaço para pronunciamentos e homenagens. Para a gerente, Maria Penha da Silva, era imprescindível reconhecer o trabalho da equipe, pois sem eles, o serviço não existiria. “Tivemos muitos desafios e dificuldades, mas fomos aprendendo juntos, nos unindo, buscando sempre a questão do diálogo para poder harmonizar”, disse.

Gratificante é a melhor palavra que reflete o sentimento da Penha depois de um ano de gestão. O esforço e as conquistas dos conviventes é o que lhe dá esperança. “Tivemos um ano bastante intenso e de todas as formas, mas me fez crescer e aprender muito”, finalizou.

“Local que ergue vidas”. É assim que Keyla Mota Lisboa, 42 anos, define o CTA Aricanduva. Ela, que está há dois meses no equipamento, foi em busca de seu esposo e agora vê motivo para viver. De acordo com Keyla, a depressão era forte quando chegou para ser acolhida e com o profissionalismo da equipe, ela voltou a se colocar no mundo.

“Não tenho palavras para agradecer, aqui é um novo recomeço para nós. Meu marido voltou a estudar e comecei a viver novamente, eu até estou fazendo esporte, uma coisa que nunca fiz na vida”, falou. Além disso, a convivente deseja levar o vínculo que criou para o resto da vida.

Centro Temporário de Acolhimento

Os CTA’s (Centros Temporários de Acolhimento), criados em 2017, são serviços destinados para pessoas em situação de rua que precisam de rápido acolhimento, eles servem de apoio aos demais centros de acolhida do município de São Paulo. A finalidade é assegurar atendimento e atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades, na perspectiva de fortalecimento de vínculos que oportunizem a construção de novos projetos de vida.