Pets fazem parte da família de casal de conviventes do CTA Brás

 

Fotos: Laura Leal
Texto: Andressa Trogiani

 

Amor é um sentimento que ultrapassa as necessidades e transforma o dia a dia. É assim que o casal de conviventes Valdemir Ramos da Silva e Francelina Cardoso da Silva se sente em relação à Pantera e ao Bob, seus filhos de quatro patas. Juntos há quase dois anos, a família encontrou no Centro Temporário de Acolhimento - CTA Brás uma oportunidade de se reunir em um lugar seguro e responsável.

A história começa com a doação da Pantera, no final de 2016, pelo casal que de imediato se apegou à cadela. “A mulher que doou ela para gente ia se mudar, foi amor à primeira vista”, conta Francelina. Em outro momento uma vizinha chegou a oferecer a quantia de três mil reais pela cachorra, proposta que não foi aceita pelos dois que ficaram até ofendidos com a oferta.

Valdemir contou que meses depois, morando no CTA Aricanduva, conheceram o Bob que foi deixando lá pelo antigo dono. “Todos os dias eu passeava com a Pantera, comecei a notar que o Bob ficava preso o dia todo e quando eu a soltava, ele chorava. Pedi autorização e comecei a levar ele junto comigo, não deu outra, eu sabia que minha esposa ia se apaixonar por ele também, ele está com a gente há um ano e dois meses”, esclarece Valdemir.

A gerente do CTA Brás, Liliane Soares, explica que acolher pessoas em situação de rua com seus animais é significativo para fazer um trabalho de maior qualidade, já que entende que é a continuação de um laço afetivo. “Essa construção em cima desse laço é importante, faz toda a diferença no acompanhamento e na autonomia. O fato deles terem uma fonte de sentimento traz para nós uma facilidade de continuar dando o atendimento”, completou.

“Onde um vai, os outros três vão”, afirma Valdemir. Uma coisa é certa, o casal independente das condições ou situações em que estiver não deixará seus “filhos de pelo” por nenhum motivo. O amor fortalece os laços e enfrenta as dificuldades.

CTA BRÁS

Inaugurado em 1º de maio de 2017, o Centro Temporário de Acolhida - CTA Brás foi o primeiro a ter em sua instalação um canil. Ao todo 11 pets passaram pelo serviço que funciona 24 horas por dia e oferta 164 vagas de acolhimento.

O canil conta com 11 baias para animais de diferentes tamanhos, com caminhas, brinquedos e ração. O dono faz a manutenção do local e o centro possui espaço para banho.