Idosos da Casa de Simeão aprendem práticas de sustentabilidade e cuidado com meio ambiente

Fotos: Divulgação
Texto: Juliana Liba

A fim de desenvolver e aproximar às práticas de responsabilidade ambiental e social, o Centro de Acolhida Especial para Idosos (CAEI) Casa de Simeão, serviço mantido em parceria com a Associação Reciclázaro e direcionado a homens que tenham mais de 60 anos, realiza periodicamente visitas no Centro de Formação Profissional e Educação Ambiental (CEFOPEA).

Na manhã do dia 18/07, os idosos acolhidos participaram da atividade “A Transformação do Nosso Lixo”. O objetivo dos facilitadores foi apresentar os hábitos de consumo relacionados ao meio ambiente, o caminho do lixo até a central de triagem, a cultura da coleta seletiva e as etapas do processo de reciclagem de materiais da Cooperativa Vitoria do Belém. Por fim, o grupo participou de uma oficina para transformar caixinhas recicláveis em objetos pessoais e de decoração.

Segundo a orientadora socioeducativa da Casa de Simeão, Girlandia Silva, atividades externas auxiliam na interação com outras pessoas. “É fundamental para desenvolver as habilidades e partilha de experiências”, ressaltou Girlandia a respeito da importância dessas ações.

Relutante para participar das visitas, o senhor Antônio de 66 anos, transformou seu olhar após a última quarta-feira. Ele, que foi artesão, decidiu aceitar o convite para integrar-se ao curso de mosaico oferecido no CEFOPEA, no qual é realizado com materiais recicláveis.

Ele viu como oportunidade de retomar a profissão e repassar o conhecimento. “Achei que pra mim o curso era maravilhoso, para poder desenvolver mais uma arte e ensinar os idosos que precisam da minha explicação em artesanato”, contou Antônio.