Assistência Social e Saúde integram serviços para idosos

Secretário Filipe Sabará com o prefeito e secretário de saúde segurando o documento intersecretarial

Fotos: Edson Hatakeyama - ASCOM/SMS e Bianca Bezerra
Texto: Mônica Quiquinato

O secretário Filipe Sabará assinou nesta quarta-feira (31), juntamente com o prefeito, Bruno Covas, e o secretário da Saúde, Edson Aparecido, a portaria intersecretarial que dará atenção integrada para idosos nos Centros Dia para Idosos (CDI), Centros de Acolhida Especial para Idosos (CAEI) e Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI).

O evento, realizado na sede da Secretaria Municipal de Saúde, marcou também a comemoração dos dez anos do Programa Acompanhante de Idosos (PAI). O Programa é uma iniciativa do município de São Paulo, que atende os idosos em situação de fragilidade e alta vulnerabilidade social.

A portaria institui serviços híbridos entre as secretarias e prevê que os equipamentos da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) passem a contar com equipes de saúde.

De acordo com o secretário, a proposta intersecretarial entre a Assistência Social e Saúde é um avanço nos serviços de atendimento aos idosos instalados no município. “A iniciativa visa dar atenção a um público cujo número é crescente, devido ao aumento populacional e de perspectiva de vida”, disse.

A ação conjunta pode atender cerca de 1.660 em 37 serviços da SMADS, com 21 equipes de saúde compostas por enfermeiros e técnicos de enfermagem e apoio de 955 equipamentos da Saúde. Atualmente, o único espaço que conta com estes profissionais é a ILPI III Canindé.

Secretário Filipe Sabará assinando o termo da portaria intersecretarial

Secretários de SMADS e SMS com prefeito Bruno Covas e equipe técnica da saúde